Ícone do site Jornal Local

A importância da atividade física na infância e adolescência

O lazer sedentário é o principal responsável pelo fato de muitas crianças não realizarem a atividade física recomendada por especialistas, que é de pelo menos uma hora por dia.

A importância de as crianças fazerem esse exercício, na forma de brincadeiras e esportes, se deve a múltiplos motivos: desde o estímulo necessário para o seu desenvolvimento físico e a prevenção de doenças, até os benefícios para sua autoestima, consciência social, capacidade de concentração e desempenho escolar.

Para ajudar você a entender mais sobre a importância da atividade física na infância e adolescência, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

A importância da atividade física na infância e adolescência

Benefícios físicos

O exercício tem benefícios óbvios que nos afetam fisicamente. Recomenda-se que as crianças tenham pelo menos 1 hora de exercício diário, o que envolve aumentar a frequência cardíaca e usar a força muscular.

O exercício regular ajudará a reduzir o risco de obesidade infantil, diabetes tipo 2, pressão arterial baixa, além de permitir que eles fortaleçam seu sistema cardiovascular e melhorem o sistema imunológico, o que significa que eles serão menos propensos a resfriados, alergias e doenças.

Além disso, o exercício ajuda a:

Contudo, é preciso estar atento a cada nova atividade que seu filho pratica. Em caso de dores no joelho, é altamente recomendável procurar um ortopedista de joelho para verificar se há algum problema.

Benefícios para a saúde mental

À medida que crianças entre 5 e 18 anos passam por mais estresse, devido a exames, puberdade, pressões sociais, não é de surpreender que sua saúde mental seja atingida.

No entanto, tem sido demonstrado repetidas vezes que o exercício ajuda a aliviar problemas como ansiedade e depressão. E isso não é tudo, também leva a níveis mais altos de autoconfiança, níveis reduzidos de estresse e estímulo para uma vida saudável e positiva.

Tudo isso combinado ajuda a combater efeitos colaterais desagradáveis do crescimento e fornece uma perspectiva mais positiva sobre a vida. Bom para o corpo e o cérebro!

Benefícios para o desenvolvimento

O estágio entre as idades de 5 e 18 anos é crucial para o desenvolvimento do corpo, tanto físico quanto mental, e o exercício é uma ferramenta importante para ajudar a tornar isso o mais fácil possível.

Experimentar novos esportes e atividades permitirá que as crianças aprendam novas habilidades, retenham informações de forma mais eficaz e estejam mais alertas em suas vidas diárias.

Além disso, o esporte favorecerá uma parte muito importante do dia: dormir. Um aumento na atividade ao longo do dia, especialmente exercícios intensos, ajuda a promover uma boa noite de sono, o que permite que as crianças tenham um melhor desempenho no dia seguinte, tanto na escola quanto no esporte.

Quanto melhor a qualidade do sono da criança, mais ela crescerá física e mentalmente. Esse estilo de vida saudável também cria uma boa base para levar a infância e a adolescência à idade adulta, onde muito trabalho envolve ser sedentário por horas.

De fato, na vida adulta, problemas relacionados ao sedentarismo são comuns. Como passamos cada vez mais tempo sentados, é normal ter dores por todo o corpo. É por isso que a cirurgia de ombro é cada vez mais comum.

Benefícios sociais

Além de todos os benefícios descritos acima, ainda há outra importância do exercício. O esporte tem um grande efeito no bem-estar social das crianças. Ao se juntar a uma equipe ou clube, as crianças são incentivadas a trabalhar em equipe, mostrar solidariedade e melhorar umas às outras.

Se essa mentalidade for incutida em tenra idade, é mais provável que se mude para a idade adulta.

As habilidades que podem ser aprendidas através do exercício incluem:

Incentive-se a perguntar ao seu filho se ele quer fazer parte de uma equipe ou realizar uma atividade individual, se inscrever em uma aula recreativa baseada em habilidades ou treinar com um amigo ou membro da família.

Como pai, você pode fornecer suporte e orientação sobre como começar e quanta atividade seu filho precisaria fazer todos os dias. Eles precisam se sentir motivados e aproveitar suas atividades.

Acompanhar as atividades pode ajudá-lo a rastrear seu progresso, enquanto elogios e recompensas por cada pequeno passo alcançado podem ajudá-los a se manter motivados.

Você pode gostar também: 6 dicas para usar as redes sociais de forma saudável

Conclusão

Gostou de saber mais sobre a importância da atividade física na infância e adolescência? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Sair da versão mobile