6 dicas para usar as redes sociais de forma saudável

Em nenhum lugar há tão pouca autenticidade como nas redes sociais. Todas as digitais são lindas: Filtros, Photoshop e maquiagem elaborada transformam todos em supostos ideais de beleza. 

Cenas encenadas fazem o internauta acreditar que os outros levam uma vida perfeita e que passam o tempo livre nas praias dos mares do sul. É claro que o dia a dia dessas pessoas parece diferente, os momentos estressantes, frustrantes e dolorosos simplesmente não são divulgados. 

Quando estiver navegando, lembre-se sempre: o  que você está vendo está amplamente associado a muito trabalho em segundo plano, falso ou apenas um único trecho de uma vida completamente normal.

1. Coloque o foco na vida real

Twitter, Instagram, Snapchat & Co. oferecem a oportunidade de trocar ideias e ver conteúdos sobre óleos essenciais – isso se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia corona. No entanto, as redes sociais nunca podem substituir o contato humano real.

Abraços e toques, olhares, rir juntos, tudo isso fortalece o psiquismo. Como seres sociais, as pessoas dependem do contato. Isso também é possível durante a pandemia corona se as regras de higiene e distância aplicáveis ​​forem observadas. 

Mas você também pode fazer chamadas telefônicas ou Skype, por exemplo, com seus entes queridos. A chave é:  sempre preste mais atenção na sua vida real do que na virtual.

2. Não surfar de mau humor

A maioria dos estudos sobre o assunto “depressão na mídia social” mostra que o humor deprimido e o desânimo são exacerbados pelo uso das mídias sociais. Você já se sente triste, solitário ou apenas de mau humor? Então, conscientemente, faça uma pausa nas redes sociais até se sentir melhor novamente. Faça algo alternativo que libera os hormônios da felicidade, como exercícios, uma caminhada ao sol ou relaxe em casa usando essenciais em um difusor de aromas.

3. Estabeleça limites de tempo

De acordo com Estudo JIMA a partir de 2018 (juventude, informação, mídia), os jovens dizem que passam quase três horas e meia na Internet todos os dias. Com eles e os adultos, o tempo de uso diário aumenta constantemente. 

A pandemia corona agora reforçou significativamente essa tendência. 1 Pesquisa Bitkommostrou: 75% dos usuários da Internet estão cada vez mais ativos nas redes sociais durante a pandemia. 

O quanto a internet faz bem para você a cada dia e o quanto isso já afeta o seu bem-estar é muito individual. Pense bem nos horários do dia e em que situações você pode passar sem o seu telefone celular. Se a desintoxicação digital for difícil para você, instale um aplicativo que define um limite de tempo diário.

4. Encontre modelos de papel autênticos

Você segue os influenciadores super-magros e perfeitos do condicionamento físico ou da alimentação que contam calorias constantemente e realizam seu programa de esportes todos os dias com um humor deslumbrante? Esses modelos de comportamento podem afetar negativamente o humor e a satisfação. 

Enquanto isso, também existem contra-tendências ao culto ao corpo na rede. Muitos influenciadores lidam com autoestima, individualidade e autenticidade. Mostram-se sem maquiagem, em situações descontroladas e clamam por mais naturalidade. 

Mesmo pessoas com defeitos ou doenças femininas cada vez mais se atrevem a ir a público: elas contam sobre sua depressão derrotados ou como conseguiram controlar os distúrbios alimentares e encorajar outros sofredores. Ouça a si mesmo: quais pessoas são boas para você, quais são as melhores não seguir?

5. Expulse o smartphone do quarto

Não leve o celular para a cama: A noite deve ser um período de calma, em que as experiências do dia possam ser processadas. Novos estímulos e informações estão fora do lugar antes de dormir. 

Em vez disso, crie um novo ritual: por exemplo, leia mais algumas páginas todas as noites ou faça uma meditação. Além disso, descanse um pouco pela manhã antes de verificar seus feeds de mídia social.

6. Proteja-se contra o cyberbullying

Aqueles que não tomam precauções de segurança podem ser confrontados com comentários prejudiciais e cyberbulling na Internet. No mundo virtual, infelizmente, algumas pessoas tendem a abrir mão de suas inibições. 

Sob a proteção do anonimato, eles se entregam de maneira particularmente difícil. Portanto, você deve definir as configurações de segurança da respectiva rede social para que seu perfil e suas postagens sejam visíveis apenas para as pessoas de sua lista de amigos. 

Configure seu perfil para não receber mensagens de estranhos. Além disso, adicione apenas pessoas que você realmente conhece e, em caso de dúvida, pesquise antes de adicionar alguém como amigo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.