Limpeza dos canais do Saboó retira 856 toneladas de resíduos
Limpeza realizada pela Prefeitura retirou 856 toneladas de lama, lixo e materiais descartados irregularmente dos canais das ruas Maria Mercedes Féa, Babalorixá Vivaldo Pires de Carvalho e Flamínio Levy, e da canalização do Rio Lenheiros, todos no Saboó.
O desassoreamento nessas unidades do sistema de drenagem do bairro terminaram na quinta-feira (31), após 33 dias de trabalhos das equipes da Prodesan, sob supervisão da (Secretaria de Serviços Públicos). A média diária foi de 12 toneladas de materiais retirados, em cada uma das quatro viagens efetuadas pelo caminhão.
Além de uma retroescavadeira para remover os sedimentos do fundo dos canais, foi feita a limpeza manual dos taludes, com a retirada da vegetação e dos materiais em flutuação.
Um caminhão hidrojato também limpou os ramais centrais e galerias da rua, removendo lama e objetos carreados para o sistema de drenagem pelas chuvas, conforme explicou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Departamento de Serviços Públicos, responsável pela supervisão.
No trecho central do canal do Rio Lenheiros, a desobstrução e retirada de lama foram feitas manualmente pela equipe, tendo em vista a impossibilidade do acesso de maquinário.
Lama e materiais inservíveis comprometem o sistema de drenagem, interferindo diretamente no escoamento das águas e podendo causar alagamentos em caso de chuva forte ou prolongada, frisou o assessor técnico.