Santos: 100% das escolas municipais são monitoradas por câmeras

Santos atinge um marco importante na segurança e gestão de suas unidades de ensino: todas as 86 Escolas Municipais de Educação (UMEs) da cidade estão agora equipadas com sistemas de câmeras de monitoramento conectados diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO) do Município. A recente instalação na UME Dos Andradas II, localizada na Rua Almirante Ernesto de Mello Júnior, 123, no bairro Aparecida, completou a cobertura total.
Ao todo, 737 câmeras foram instaladas para atender às unidades de ensino, sendo que 47 delas foram adicionadas apenas neste ano em quatro UMEs. O número total de câmeras de monitoramento ligadas ao CCO em Santos agora soma 2.969, demonstrando um investimento significativo em tecnologia para a segurança pública.
O prefeito Rogério Santos destacou que a iniciativa representa “um avanço na gestão pública”. Para ele, os equipamentos não só aumentam a segurança, mas também permitem o monitoramento estratégico das atividades escolares pela Secretaria de Educação (Seduc). “O foco de nosso trabalho está em entregar educação de qualidade em um ambiente que ofereça aos alunos, famílias e aos profissionais atuantes nas escolas conforto e segurança”, afirmou o prefeito.
O secretário de Governo, Fábio Ferraz, ressaltou o duplo benefício do sistema. “Este é mais um grande avanço na Cidade. É importante, do ponto de vista da segurança, mas também como ferramenta de gestão, uma vez que, com a análise de vídeo inteligente instalada em cada uma das câmeras, os gestores podem realizar diversos tipos de leitura em tempo real, como a análise da lotação das unidades, por exemplo”, explicou Ferraz.
Audrey Kleys, vice-prefeita e secretária de Educação, enfatizou a importância dos equipamentos para a proteção de alunos e profissionais. “Cuidar da segurança das nossas escolas é cuidar de quem está dentro delas. Alunos, professores e equipes merecem um ambiente protegido e esse é o nosso compromisso. Com apoio do CCO, estamos juntos por uma educação mais segura”, declarou.
O trabalho de expansão do monitoramento não para por aqui. Há planos para futuras instalações em escolas ainda em construção, como a UME Rei Pelé, e na UME Emília Maria Reis (R. Dom Pedro I s/nº, Vila Belmiro), que atualmente está em reforma e cujas aulas ocorrem em um endereço provisório já monitorado por câmeras (Av. Bernardino de Campos, 355 – 357, Campo Grande).
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos