A Zona Noroeste deve ganhar mais uma Vila Criativa, no ano que vem. A Prefeitura pretende uma Vila Criativa Sênior e um Salão Autoestima nos locais, oferecendo cursos e opções de lazer gratuitos aos moradores da região.
Os equipamentos serão construídos em três imóveis que pertenciam à Sociedade de Melhoramentos do bairro Santa Maria, que os doou para a municipalidade.
Estão inclusos no projeto dois terrenos localizados na Rua Adriano de Campos Tourinho, ambos com 200 m² cada, e a sede da entidade, na Rua Viriato Corrêa da Costa, que conta com 233 m².
A Prefeitura de Santos encaminhou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (12), um Projeto de Lei que autoriza o Município a receber a doação de três imóveis pertencentes à Sociedade de Melhoramentos do Santa Maria, para poder realizar as obras.
Em evento realizado no Salão Esmeraldo Tarquínio, no Paço Municipal, o prefeito Rogério Santos deu detalhes do projeto e agradeceu a entidade pela iniciativa, que facilitará a criação do primeiro equipamento público do bairro, visto que os anteriores foram transferidos para outras localidades. “Que a gente possa desenvolver, através do Poder Público Municipal, atividades que o bairro precisa, seja de qualificação, voltadas a melhor qualidade de vida ou à terceira idade”, afirmou.
O presidente da Sociedade de Melhoramentos, Alcides Fonseca, o “Cidão”, comemorou a iniciativa. “Meu sonho sempre foi fazer um equipamento para a terceira idade no meu bairro. As atividades feitas na associação, como ginástica e alongamento, são tocadas com muito sacrifício, já que hoje é difícil encontrar quem faça esse trabalho voluntariamente. Então ficaremos muito felizes quando a Prefeitura colocar esse sonho em prática”, afirmou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Carlos Mota, destacou que as atividades nos locais serão iniciadas antes da reforma dos espaços. “A ideia é que a gente comece pelos cursos de manicure e cabeleireiro no imóvel já existente”.
Ele explicou que as obras propriamente ditas só poderão ser iniciadas quando o projeto for aprovado pela Câmara de Santos. “Até a aprovação do projeto, não podemos fazer intervenções diretas no prédio, mas podemos ir ajustando o espaço para manter o padrão de qualidade dos serviços que são prestados na Vila Criativa da Beleza, na região do Mercado, que é a nossa referência”, disse.
O vereador Cacá Teixeira, que presidirá o Legislativo santista a partir do início do ano que vem, acredita que o projeto será aprovado com tranquilidade, devido à sua importância.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino, ressaltou que a instalação da Vila da Beleza se dá pela vocação do bairro, que já recebia capacitações nesse segmento por meio da Sociedade de Melhoramentos, trabalho que será continuado pela Prefeitura. Pela Vila Criativa Sênior, serão disponibilizadas atividades como dança de salão, pilates e ginástica rítmica.
Também estavam presentes na cerimônia o ouvidor municipal, Rivaldo Santos; o presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Junior; e o vereador Cacá Teixeira, que presidirá a Casa a partir do próximo ano.