25 de Março de São Vicente vira boulevard de compras

Trânsito da Rua Martim Afonso fica proibido para carros, para facilitar compras de Natal

Considerada a 25 de Março de São Vicente, a Rua Martim Afonso teve o trânsito interrompido e foi transformada em um boulevard. Além de proibir o acesso de veículos, a Prefeitura também instalou bancos, vasos de plantas e lixeiras.

Batizada de ‘Boulevard do Centro’, a iniciativa busca facilitar o acesso dos consumidores às lojas da principal área comercial da cidade. O fechamento da via, entre as ruas João Ramalho e Frei Gaspar, será mantido até 26 de janeiro.

O ‘Boulevard do Centro’ tem acesso exclusivo para pedestres no trecho e agentes de trânsito ficarão na região realizando o monitoramento e a orientação aos motoristas durante o período.

Boulevard do Centro de São Vicente

A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar também estão na região reforçando a segurança. O ‘Boulevard do Centro’ também conta com um totem de monitoramento instalado em uma das esquinas, garantindo a vigilância 24h através do Centro de Controle Operacional (CCO).

O acesso de ciclistas também está proibido na via. Quem estiver de bicicleta deve desmontar do veículo e seguir empurrando-o pela rua, garantindo a segurança dos pedestres.

Rotas alternativas para motoristas

Quem vier pela Av. Presidente Wilson terá como rota alternativa a Rua Tibiriçá. Já o condutor que vier pela Av. Antônio Emmerich terá como rota alternativa a Rua Benjamin Constant e Rua XV de Novembro.

Ideia importada de Barcelona

A concepção do ‘Boulevard do Centro’ foi trazida pelo prefeito Kayo Amado, em recente visita oficial à Barcelona. Na cidade espanhola, ele conheceu o Programa Superblocos, iniciativa inovadora que vem transformando as ruas do município, com intervenções simples, visando tornar o espaço público mais saudável, com mais verde, seguro, favorecendo as relações sociais e a economia local.

“Decidimos fazer um fechamento da Martim Afonso diferente neste fim de ano, com o objetivo de fortalecer ainda mais o comércio do nosso Centro e deixá-lo mais atrativo. Trouxemos a ideia de ‘urbanismo tático’ que conheci em Barcelona, ressignificando esse espaço público com mobiliário novo que pode ser rapidamente desmontado ao final. E isso deixa a região mais agradável para todos que procuram o nosso comércio, que é o maior da Baixada Santista”, comentou o prefeito Kayo Amado, lembrando que São Vicente recebeu, nesta semana, o título de ‘Top Finalista’, do Prêmio Top Destinos Turísticos 2022, na categoria Turismo de Compras, colocando a Cidade entre os três melhores destinos de compras do Estado de São Paulo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.