Levar a temática olímpica e seus valores para o ambiente escolar, interagindo com todas as disciplinas e proporcionando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Estes são os principais objetivos do Programa Transforma, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que, nesta quarta-feira (3), ocupou a UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, no bairro Castelo, com atividades esportivas para os alunos.
A iniciativa, realizada em parceria com as secretaria de Esportes (Semes), Educação (Seduc) e a Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes), criou o “Festival Transforma” para que as crianças se desenvolvam através de atividades socioemocionais, oficinas de teatro e clínicas de esporte, com aulas de boxe, taekwondo, skate e tênis de mesa. O evento contou com a presença da judoca olímpica santista Danielle Zangrando e também da mascote Ginga, que animou a garotada.
O próximo Festival Transforma será realizado na sexta-feira, dia 5, na UME Professor Florestan Fernandes (Rua Oswaldo Cochrane, 91 – Embaré).
Espírito Olímpico
“Tivemos a honra de receber o Comitê Olímpico Brasileiro aqui na nossa escola. Isso é muito importante para os alunos. É como se o espírito olímpico estivesse dentro da nossa unidade. Tenho certeza que eles levarão esses valores para o resto da vida deles” afirmou a diretora da UME Bernal, Maria Cristina dos Santos.
A chefe da Seção de Projetos Especiais Educacionais (Seproje), Valéria Leal, elogiou o programa e destacou a importância do esporte nas escolas. “É um projeto que me encanta. Eu acredito que a cultura do esporte transforma o cidadão. O que podemos perceber aqui, hoje, é uma escola unida, com todos os funcionários vivenciando esse momento incrível, em que as crianças estão saindo muito felizes e renovadas”.
Skate faz sucesso
O professor de skate, Leonardo de Souza Moraes, foi um dos responsáveis pelas clínicas esportivas. “A ação é muito importante e fico muito feliz por fazer parte disso. Tenho uma longa caminhada nesse esporte, trabalho com isso desde 2012 e já vivi momentos tristes em que o skate era ‘mal visto’. Hoje, ver esse esporte sendo uma ferramenta de transformação e educação, é muito significativo”.
A aluna Mirela Ribeiro Freire dos Santos, 9, participou das oficinas realizadas na escola. “Hoje tem umas atividades super legais e eu estou gostando muito. Já participei da oficina de teatro e agora vou para a de skate. Estou amando!”.
Além dela, Luan Rodrigues Luiz de Oliveira, 9, também estudante da unidade, se mostrou muito interessado pelo skate. “Eu amei a experiência porque é muito legal você estar andando e ao mesmo tempo estar parado. Só sei que quero andar novamente”, expressou o menino.
Transforma
O Programa Transforma teve início em abril deste ano, promovendo cursos on-line para a capacitação de professores e profissionais da rede. As atividades aplicadas pelos educadores em sala de aula abordam os três principais valores olímpicos: respeito, amizade e excelência.
“Eu fico muito feliz por receber o Projeto Transforma na cidade em que eu me transformei em atleta olímpica. O nome é exatamente o que queremos, transformar a vida das pessoas. O programa traz vários esportes olímpicos para a vivência das crianças. Quem sabe no futuro, eles tenham interesse em participar de competições” contou a atleta olímpica de judô e diretora de marketing da Fupes, Danielle Zangrando. Ela ainda relembrou a campeã olímpica brasileira, Sarah Menezes, que começou sua trajetória no esporte dentro da escola, no interior do Piauí.