Centro Histórico de Santos celebra aniversário com investimentos, moradia e atrações culturais

O Centro Histórico de Santos, berço da fundação da cidade em 1556, celebra neste sábado (16) mais um aniversário desde que a data foi oficializada pela Lei Municipal nº 1.891, em 2000. Considerado o primeiro bairro da cidade e lar do primeiro hospital do Brasil — a Santa Casa de Misericórdia —, o local mantém viva sua história enquanto passa por um processo de revitalização que combina patrimônio cultural, habitação, comércio e turismo.

Com um passado marcado pela prosperidade do ciclo do café, quando abrigou casarões luxuosos, sedes de bancos e a famosa Rua XV de Novembro, apelidada de “Wall Street brasileira”, o bairro preserva sua arquitetura histórica e se reinventa como polo de eventos, gastronomia e lazer. Hoje, é cenário de séries, novelas e filmes, além de abrigar o Parque Valongo, novo cartão-postal santista.

Habitação e revitalização urbana

Após décadas de declínio populacional, a região central vive um movimento para atrair novos moradores. Projetos como o Casa Santista incentivam a produção de empreendimentos habitacionais de interesse social e a requalificação de imóveis históricos. Entre as iniciativas, estão a entrega de 50 apartamentos para famílias que viviam em cortiços, o retrofit do antigo prédio da Ambesp para receber estudantes da Unifesp e novas unidades habitacionais voltadas a movimentos de moradia.

Novos investimentos e economia criativa

O Centro também desponta como espaço de negócios e inovação. A chegada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a criação do Invest Centro para facilitar novos empreendimentos e projetos como o Residencial Novo Valongo — com mais de mil unidades habitacionais e centro comercial — reforçam o potencial econômico da região. Medidas como o projeto Happy Centro, que flexibiliza horários para bares e restaurantes promoverem atividades culturais, ajudam a fortalecer o comércio local.

Mobilidade e segurança

A mobilidade urbana será ampliada com a segunda linha do VLT, conectando a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo em um percurso de 8 km e 12 novas estações. A segurança também foi reforçada com nova iluminação LED, câmeras 24h e a instalação de bases da Guarda Civil Municipal e da ROMU no bairro.

Centro vivo na Semana do Patrimônio

Integrando as comemorações da Semana do Patrimônio, o aniversário do Centro Histórico é um convite para moradores e visitantes explorarem suas ruas, museus, bondes turísticos, feiras criativas, bares e eventos culturais. Mais do que preservar o passado, o bairro se projeta para o futuro como símbolo de inovação, diversidade e qualidade de vida em Santos.

Foto: Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.