Projeto retira cabos inativos e reorganiza fiação no Centro Histórico de Santos

Mais uma etapa do Projeto de Reordenamento de Cabos foi executada na última terça-feira (22) no Centro Histórico de Santos, com a participação de nove empresas de telecomunicações. A ação, concentrada na Rua João Pessoa, entre as vias Itororó e Riachuelo, envolveu a retirada de cabos aéreos inativos ou rompidos em 22 postes, marcando a quarta de seis fases previstas no cronograma.

Apesar dos avanços, o trabalho enfrentou dificuldades significativas. Segundo Gustavo Garcia Campos, técnico de obras e manutenção da CPFL e responsável pela gestão do projeto, a quantidade de cabos irregulares nesse trecho tem sido um desafio. “Há uma grande concentração de fiação sem uso entre a Itororó e a Riachuelo, o que complica bastante a remoção”, explicou. Outro obstáculo, de acordo com ele, tem sido a falta de colaboração por parte da população, que em muitos casos ignora a sinalização e invade áreas interditadas, prejudicando o andamento das atividades das equipes.

As empresas de telecomunicações envolvidas têm até segunda-feira (28) para realizar a remoção ou o correto ordenamento dos cabos sob sua responsabilidade. Após esse prazo, a CPFL executará a retirada da fiação que permanecer irregular.

O projeto segue na terça-feira (29), com ações no trecho entre a Riachuelo e a Praça dos Andradas, que conta com 28 postes. Já a última etapa, entre a Praça dos Andradas e a Rua São Bento, onde estão instalados outros 24 postes, está programada para ocorrer no dia 5 de agosto.

O objetivo da força-tarefa é promover mais segurança e conforto visual nas vias públicas do Centro Histórico, além de garantir maior organização na rede aérea da cidade. Ao fim do projeto, um total de 164 postes será atendido ao longo de 1,7 km de extensão, contribuindo para a revitalização urbana e valorização do patrimônio histórico da região.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.