Santos intensifica acolhimento no frio a pessoas em situação de rua

Com a chegada do inverno, a Prefeitura de Santos reforça as ações de acolhimento no frio voltadas à população em situação de rua. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), mobiliza equipes de abordagem social para orientar e oferecer os serviços de acolhimento durante as noites mais geladas.
A estratégia inclui a entrega de cobertores a pessoas que recusam encaminhamento aos abrigos da rede de assistência social. Ao todo, 800 cobertores foram doados à Seds, sendo 600 provenientes de empresas do setor portuário.
Abordagem social ativa e atendimento emergencial
De acordo com o secretário da pasta, Elias Júnior, as abordagens acontecem diariamente, inclusive à noite e de madrugada. Plantonistas permanecem de prontidão para atender situações emergenciais, que podem ser comunicadas pela população por meio do telefone 153.
“Com o frio intenso, é fundamental estarmos atentos e prestarmos ajuda a quem mais precisa. Mesmo quando recusam acolhimento, oferecemos o mínimo necessário para que essas pessoas enfrentem melhor as baixas temperaturas”, destacou o secretário.
Saúde na linha de frente: Consultório na Rua
Além do apoio social, as ações contam com a participação do Consultório na Rua, coordenado em parceria com a Secretaria de Saúde. A atuação da equipe multidisciplinar é essencial para garantir cuidados médicos, orientação e encaminhamentos aos serviços de saúde.
Segundo Aparecido Oliveira da Silva Júnior, chefe da seção, o frio acentua os riscos à saúde da população vulnerável. “Há aumento de casos de doenças respiratórias e um agravante é o uso de álcool como tentativa de se aquecer, o que pode levar à hipotermia”, alertou.
Como ajudar
A população pode contribuir acionando os serviços de emergência pelo telefone 153, sempre que identificar pessoas em situação de rua expostas ao frio, especialmente durante as noites.
Foto: Prefeitura de Santos