Maio Amarelo em Santos alerta motociclistas com blitzes educativas

A Campanha Maio Amarelo 2025 já está em pleno andamento em Santos, com foco especial na segurança de motociclistas — grupo que liderou o número de vítimas fatais no trânsito da cidade no último ano. Sob o alerta “Imprudência é caminho mais rápido para uma vida curta”, a CET-Santos realiza até sexta-feira (9) uma série de ações educativas no bolsão do Novo Quebra-Mar, no José Menino, das 9h às 11h (quarta e sexta) e das 14h às 16h (quinta).
O objetivo é conscientizar os condutores de motocicletas sobre os riscos da imprudência e da falta de responsabilidade no trânsito. A iniciativa conta com apoio do Detran/SP e da Polícia Militar e integra o movimento nacional Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
Segundo dados do Infosiga, os motociclistas representaram 15 das 26 mortes no trânsito de Santos em 2024, um aumento expressivo em relação ao ano anterior, que teve nove óbitos nessa categoria.
“Infelizmente, muitos ainda encaram o trânsito como uma disputa, e não como um espaço de convivência. Por isso, essa campanha vem com um chamado à consciência. Cada motociclista salvo é uma família inteira preservada”, afirma a gerente de Comunicação e Educação de Trânsito da CET, Regiane Andrade.
Durante as abordagens, além de orientações e entrega de folhetos educativos, os motociclistas recebem cordões de chave personalizados com mensagens de segurança.
Atividades para crianças e famílias na Minicidade do Trânsito
A partir do dia 12 de maio, o Maio Amarelo segue com ações voltadas para crianças e famílias na Minicidade do Trânsito, localizada na Praça Belmiro Ribeiro, com programação voltada a estudantes da rede pública e particular. As atividades incluem simulações práticas, distribuição de “mãozinhas” ampliadas para sinalização e participação dos agentes mirins, estudantes que auxiliam na conscientização de forma lúdica e educativa.
Na última semana do mês (26 a 30), o espaço estará aberto ao público geral, sem necessidade de agendamento. No domingo (25), haverá uma pista com minibuggies montada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, na orla, fechada temporariamente para o trânsito de veículos.
Educação para o trânsito também nas empresas
A CET-Santos também segue com a programação educativa voltada às empresas da Cidade, oferecendo palestras sobre Direção Defensiva, Legislação de Trânsito e Prevenção de Acidentes. As organizações interessadas podem agendar as ações pelo e-mail: gced@cetsantos.com.br.
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos