Bairro do Caruara tem 342 lotes regularizados
Um total de 342 lotes do Caruara, na Área Continental, agora está contemplado com regularização fundiária, após um longo processo administrativo. O decreto municipal que aprova duas etapas da regularização da área mais populosa do bairro, entre as ruas Caramuru e Seis, e a Rodovia Governador Mário Covas, foi assinado na manhã desta segunda-feira (3), na Unidade Municipal de Educação Noel Gomes Ferreira.
Com a publicação do decreto, que ocorrerá na edição do Diário Oficial, caberá à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi) o emplacamento dos lotes para expedição de certidão de regularização fundiária e encaminhamento ao cartório para registro.
“Este é um dia histórico porque marca o fim de um trabalho iniciado há muitos anos”, comemorou o prefeito Rogério Santos, ao assinar o documento. Ele também informou que a Administração já está em contato com a Sabesp para avançar na questão do saneamento do bairro.
Segundo explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, quem tiver apenas um imóvel e renda de até cinco salários mínimos não pagará taxas ao registrar o lote no cartório. Ainda de acordo com Glaucus, técnicos da Prefeitura já vão começar o processo de regularização de mais lotes, agora em outro trecho, a partir da Rua 6.
Prefeito regional da Área Continental, Beto Iglesias, comemorou a assinatura do decreto, lembrando que os moradores “por muitos anos sofreram pela falta deste documento. Agora, vamos ter o bairro do jeito que queremos”.
Moradora há 22 anos do Caruara, a dona de casa Elisabete Ferreira Moraes saiu satisfeita da solenidade de assinatura do decreto municipal. “Há mais de 30 anos os moradores esperam essa regularização. Cada um quer ter um documento que dê segurança do que é seu”.
A também dona de casa Adriana Gama, que mora há 12 anos no bairro, é só elogios ao Caruara. “Este documento era o que faltava aqui. Agora, quem sabe poderemos ter mais atrativos, como um grande comércio”.
Para a professora aposentada Maria Cristina Soares Pereira, há 20 anos no local, a assinatura do decreto representa o resultado de uma longa luta dos moradores. “O Caruara é tudo de bom. Não troco este local por nenhum outro”.