Crianças em Santos aprendem a brincar de pipa com segurança

Alunos da rede municipal receberam, na tarde desta quinta-feira (31), uma série de orientações para brincar com pipas de maneira segura, no Centro Educacional da Zona Noroeste (sambódromo).

A turma participou do Projeto Educativo do Uso Consciente das Pipas, desenvolvido há 10 anos nas escolas municipais, e que em 2023 contemplará com informações 7.792 alunos de 12 núcleos de ensino.

O palestrante e professor do apoio pedagógico da Secretaria de Educação (Seduc), Aldemir Lima, explicou a importância do trabalho. “Precisamos conscientizar sobre os riscos de empinar pipa com cerol. Estamos aqui para que a informação chegue até as crianças e que elas sejam multiplicadoras, passando para amigos, irmãos e pais o alerta do perigo de utilizar materiais cortantes nas linhas de pipa”.

Dando orientação às crianças quase desde o início do projeto, a soldado Vanessa, da Polícia Militar, comentou sobre o retorno positivo. “As crianças possuem certo conhecimento de que, se não brincarem de forma segura, podem se machucar. A palestra é bem interativa e elas conseguem retornar para nós de forma positiva e coerente. Acredito muito neste projeto, porque ele tem o poder de auxiliar em um melhor convívio em sociedade, principalmente em no respeito às leis e ao próximo”.

Os alunos assistiram a vídeos, participaram de simulações para aprender ações básicas de auxílio a pessoas machucadas e viram demonstrações sobre os perigos de descarga elétrica.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.