Moradores de Santos aprendem técnicas de defesa civil para usar na própria comunidade
Mais de 20 moradores da Vila Progresso participaram, nesta terça-feira (22), da primeira etapa do curso de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). Nessa fase, técnicos da Defesa Civil de Santos ensinaram aos munícipes noções de riscos geológicos para prevenção de desastres naturais. O objetivo é prepará-los para atuar em caso de eventuais acidentes ou deslizamentos em áreas de morros.
“Eles aprendem a identificar os sinais de riscos geológicos, principalmente, como trincas no barranco ou água barrenta descendo pela encosta. Essa é nossa maior preocupação, pois envolve desmoronamentos, por exemplo”, explica o geólogo da Defesa da Defesa Civil, Victor Valle.
Além disso, também recebem orientações sobre como reduzir as consequências desses acidentes, o que inclui atitudes a serem evitadas e quais tipos de obra podem ser feitas.
“Eles precisam saber que estão em área de riscos e como evitar danos maiores diante de um deslizamento. Também é importante estar atento à previsão do tempo. Para isso, basta se cadastrar no 40199 para receber os avisos”.
Os participantes foram informados ainda sobre os setores a serem acionados e quais as primeiras providências adotadas em situações emergenciais. “A ideia é que eles saibam se mobilizar antes de a Defesa Civil chegar, porque essa rapidez pode salvar uma família. E, quando o morador se envolve, percebe que pode fazer muita coisa, porque conhece o entorno, cada escadaria, cada trecho. Sabe ainda quando uma trinca está abrindo mais. Isso pode fazer toda a diferença”, acrescenta Valle.
A ideia é que os participantes se tornem multiplicadores na própria comunidade. A professora de dança Danielle Martins, 37 anos, nasceu na Vila Progresso e decidiu fazer o curso pensando justamente na sua família e na vizinhança.
“É muito importante a gente aprender sobre prevenção, porque quando chove todo mundo fica muito preocupado. Todo aprendizado é válido e a gente poderá passar essas informações para os familiares e amigos”.
A analista financeira Jéssica Bispo Rodrigues, 32 anos, já acompanhou situações de desmoronamento no bairro. Por sorte, ninguém se machucou. Mas a cena ficou na memória, por isso decidiu participar. “Acho muito importante, principalmente nessa época de chuva. Então, essas informações são muito úteis e quanto mais pessoas souberem melhor”.
Próximos passos
Há ainda mais dois módulos a serem realizados. O próximo está marcado para o dia 28, quando serão repassadas informações sobre prevenção e combate a incêndio. No último, agendado para o dia 30, ocorrerá aula sobre noções de primeiros socorros.
Interessados que não assistiram à primeira ainda poderão participar das outras duas. Para se inscrever, basta fazer o cadastro pelo WhatsApp 3208-1007, informando nome completo e telefone. Outra opção é ligar para o 3208-1000
Já quem concluir todos os módulos recebe certificado da Defesa Civil. O curso é realizado na Vila Criativa da Vila Progresso (Rua Três s/nº), das 19h às 21h.
Dicas para evitar deslizamentos
Não ocupar terrenos sem obter informações na Prefeitura e na Defesa Civil
Evitar de desmatar terrenos, porque a vegetação ajuda a prevenir deslizamentos
Colocar calhas na residência, não jogando água da chuva direto nas encostas
Ter rede de esgoto conectada de forma correta
Não jogar lixo na encosta, que pode ser levado durante um temporal, além de entupir bueiros
Não cortar barrancos