Chico de Paula, o visionário que idealizou o Porto de Santos

O bairro do Chico de Paula, na Zona Noroeste, carrega o nome de uma das pessoas mais importantes no quesito progresso da cidade. O bairro abriga cerca de 3 mil e 500 pessoas numa área de cerca de 1,6km². Francisco de Paula Ribeiro, ou Chico de Paula, era gaúcho, natural de Pelotas, e veio para a cidade de Santos aos 16 anos, no ano de 1868.

Em meio a situação precária da cidade e a grande epidemia de febre amarela, ele decidiu que iria mudar a situação financeira da família. Arrumou um emprego de varredor em um armazém e dizia orgulhoso em seus relatos. “A primeira coisa que me puseram na mão quando cheguei em Santos foi uma vassoura, que manejei com orgulho e consciência, tão bem logo a deixei para assumir funções de maior responsabilidade”.

Conheceu sua esposa, Maria Isabel Coutinho (que viria a incluir o Ribeiro após o casamento), na casa de sua irmã, Guilhermina, que era casada com Eduardo Palassim Guinle, de quem seria sócio na Cia. Docas de Santos, junto de Candido Graffée.

Com Maria Isabel, Chico construiu uma família das grandes, com um total de 22 filhos, sendo 13 meninas, 8 meninos e um natimorto. Dentre seus filhos estão os ilustres santistas Abraão e Samuel Ribeiro. Seu neto Francisco Luiz Ribeiro foi prefeito de Santos em 1951.

Em 1885 tornou-se o terceiro presidente da Associação Comercial de Santos. Em 1888, tinha convicção que a construção de um cais seria o ideal para que Santos tivesse um futuro promissor e, com muita insistência, conseguiu convencer os amigos Guinle e Graffée a entrarem no negócio. Foi para o Rio de Janeiro para oficializar a aliança com os amigos. Na época da construção das docas, Chico estava enfrentando problemas financeiros e não pode entrar com o capital necessário, portanto fechou um acordo de Capital/Trabalho e sua parte estaria incluída na de Eduardo Guinle.

Como engenheiro da Cia. Docas de Santos, Chico ficou responsável pela construção da primeira parte de cais do porto de Santos, obra essa que eternizou o nome do visionário na cidade.

.

.

Foto: https://www.marcosfrosa.com.br/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.