Santos lança programação do Outubro Rosa com exames, caminhadas e iluminação de prédios públicos

Santos, berço da Campanha Outubro Rosa no Brasil, preparou uma programação especial para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar cuidados com a saúde da mulher.
A partir desta quarta-feira (1º), diversos pontos da cidade serão iluminados e decorados de rosa, incluindo o Paço Municipal (Centro Histórico), Viaduto Paulo Gomes Barbosa, palmeiras da Avenida Ana Costa (Gonzaga) e Ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia). A sede da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e da Secretaria Municipal de Segurança (Seseg) também receberão decoração alusiva à campanha.
A Secretaria de Saúde (SMS) oferece 1.000 vagas extras de mamografia distribuídas entre outubro e novembro, além de incentivar a realização do exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau) e a vacinação contra o HPV, vírus causador da maioria dos casos da doença.
O lançamento oficial da campanha ocorre na segunda-feira (6), às 17h, no Paço Municipal, com a entrega do Prêmio Mulher Santista Gilze Francisco. No mesmo dia, das 14h às 16h30, a Semulher promove o “Dia do Despertar pela Autoestima”, na Casa da Mulher, com corte de cabelo gratuito e atividades de bem-estar.
O Dia D do Outubro Rosa será em 18 de outubro, com policlínicas abertas e três postos de vacinação itinerantes. A tradicional Caminhada Outubro Rosa, promovida pelo Instituto Neo Mama, acontece no dia 19, a partir das 10h, com concentração na Praça Vereador Luiz La Scala (Aquário Municipal, Ponta da Praia). O evento contará com aferição de pressão arterial, orientação de saúde e apresentação da bateria da escola de samba União Imperial.
No mesmo dia, será realizado o 4º Pedal ZN Bikers Outubro Rosa, com saída da Praça do Surfista (canal 2) até a Praça do Aquário. As inscrições já estão encerradas.
Exames Preventivos
O encaminhamento para mamografia e Papanicolau é feito diretamente pela equipe de enfermagem das policlínicas, sem necessidade de agendamento médico.
A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos e deve ser feita anualmente. O exame detecta alterações suspeitas antes do surgimento de sintomas, como microcalcificações, e pode identificar alterações que não são percebidas no autoexame.
O Papanicolau é destinado a mulheres que iniciaram a vida sexual e também deve ser realizado anualmente. É necessário seguir orientações de preparo: não ter relações sexuais nas 48 horas anteriores, não usar duchas ou medicamentos vaginais e não estar menstruada.
Foto: Isabella Carrari/Prefeitura de Santos