Troféu Dandara 2025 reconhece mulheres que lutam pela igualdade racial em Santos

Dez mulheres foram reconhecidas com o Troféu Dandara 2025 em Santos, em homenagem ao trabalho na promoção da igualdade racial e étnica, valorização da cultura negra e defesa da justiça social. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (26), no auditório do 5º andar do Paço Municipal, no Centro Histórico.
As homenageadas desta edição foram: Benedicta de Almeida Rodrigues, Daniela Cristina de Assis dos Santos, Eliza Cristina Riesco, Fernanda de Souza Jacintho, Iara Batista Bento, Kelly Aguiar, Maria Aparecida dos Santos, Maria Dinalva de Carvalho Lisboa, Solange Miriam Pereira de Carvalho e Tania Maria Gomes da Silva**.
O prêmio simboliza resistência e representatividade, reconhecendo mulheres que contribuem ativamente para uma sociedade mais justa e igualitária. Emocionada, Kelly Aguiar destacou a importância da homenagem: “É uma honra e uma grande satisfação ser uma Dandara e perceber como as pessoas me enxergam”, declarou.
A cerimônia reuniu autoridades, líderes comunitários, movimentos sociais e familiares das homenageadas. Segundo a titular da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa, “esta é uma noite especial, dedicada a mulheres poderosas que recebem uma honraria inspirada em uma figura histórica”.
O Troféu Dandara Santos reforça o compromisso da Cidade em valorizar a luta antirracista, promovendo visibilidade para iniciativas que fortalecem a igualdade e a diversidade.
Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos