Setembro Amarelo em Santos promove ação no Jardim Botânico com adolescentes

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, campanha reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Santos, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental, organizou uma série de ações voltadas ao Setembro Amarelo. Entre elas, a atividade promovida pelo Capsi #Entrementes, da Zona Noroeste, reuniu adolescentes no Jardim Botânico Chico Mendes, na quarta-feira (17).
O encontro contou com a participação do podcast Mentes Criativas, produzido pelos jovens atendidos pelo Capsi, que busca falar de saúde mental de forma acessível. Com mediação da assistente social Heline Maximiano e da técnica de enfermagem Aline Estevam dos Santos, o evento trouxe reflexões sobre o bullying, um dos fatores que impactam a saúde emocional dos adolescentes.
“A conversa é a principal ferramenta de prevenção. Muitas pessoas ainda evitam falar sobre suicídio, mas é fundamental reforçar que sempre é possível buscar ajuda”, destacou Heline.
Além da roda de conversa, os adolescentes criaram um jogo educativo sobre saúde mental, que estimulou trocas de experiências e reflexões. O estudante Kevin da Silva, 18 anos, ressaltou o aprendizado: “Eu nem sabia que existia uma Lei do Bullying. Foi uma troca de conhecimentos muito importante”.
Foto: Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos