Cemitério do Paquetá recebe 3º passeio “Luz e Sombra”

Um dos campos-santos mais antigos da Baixada Santista será palco de um evento cultural que une arte, memória e história. No dia 30 de agosto, a partir das 16h, acontece o 3º passeio “Luz e Sombra: Um Tour pelo Cemitério do Paquetá”, experiência gratuita que proporciona ao público um mergulho na trajetória de personalidades locais e nacionais sepultadas na necrópole santista.

Um museu a céu aberto

Fundado no século XIX, o Cemitério do Paquetá é considerado um museu a céu aberto, reunindo túmulos perpétuos, concessões temporárias, 26 campas tombadas e 12 irmandades católicas. Durante o passeio, os participantes conhecerão histórias de figuras políticas, artísticas e sociais que marcaram a história do Brasil, além de detalhes arquitetônicos dos monumentos fúnebres.

Organização e guias

A iniciativa é da Coordenadoria de Cemitérios (Cocem), vinculada à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), com apoio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur).

O tour será conduzido por equipe especializada:

  • Elen Miranda, coordenadora da Cocem;

  • Carlos Eduardo da Cruz, chefe de área da necrópole;

  • Thiago de Souza, escritor, criador do projeto O que te Assombra e integrante da Associação Brasileira de Estudos de Cemitérios.

Segundo Elen Miranda, o interesse pelo passeio só cresce:

“A procura aumentou tanto que até agências de turismo estão incluindo o Cemitério do Paquetá em seus roteiros. A história da Cidade e de parte do Brasil está sendo contada por meio dos jazigos deste cemitério histórico”.

Inscrições e solidariedade

As inscrições abrem nesta segunda-feira (25), a partir do meio-dia, no portal Sympla, com 150 vagas disponíveis. Para participar, é necessária a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). Os donativos serão destinados às famílias atingidas pelo incêndio ocorrido no Caminho São Sebastião, no Dique da Vila Gilda, neste mês.


Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.