Obras de drenagem na Alemoa avançam e alteram trecho de rua

A obra de drenagem do Córrego do Sapateiro, uma das principais intervenções de infraestrutura em andamento na Zona Noroeste de Santos, entra em nova fase com a construção do canal que irá receber as águas pluviais da região. Para isso, a Rua Augusto Scaraboto, no bairro Alemoa, passa a ter alterações no trânsito a partir desta quarta-feira (30), entre as ruas Albert Schweitzer e Alberto Batista Félix, após o Viaduto Paulo Bonavides.
A intervenção tem como objetivo ampliar a capacidade de escoamento da água da chuva, reduzindo alagamentos e melhorando a drenagem urbana. O projeto prevê a implantação de 172 metros de canal de concreto ao longo da via, dos quais cerca de 70 metros já foram concluídos nas imediações da empresa Stolthaven. Os 102 metros restantes serão construídos do lado oposto, próximo à Ultracargo.
Além da canalização, a obra contempla a instalação de uma rede de drenagem complementar com 577,5 metros de extensão, destinada a captar a água da chuva e direcioná-la ao canal principal. Cerca de 40 metros de aduelas (estruturas pré-moldadas de concreto) já foram assentados entre as ruas Albert Schweitzer e Aurélio Batista Félix, e outros 100 metros estão posicionados no trecho finalizado, próximo à confluência com a Albert Schweitzer.
Também serão implantadas bocas de lobo interligadas ao sistema, garantindo maior eficiência na coleta e no direcionamento das águas pluviais. Neste momento, os trabalhos se concentram na área próxima ao acesso à Stolthaven, empresa situada em frente à Rua Aurélio Batista Félix.
Mudanças no trânsito
Para viabilizar a continuidade das obras sem interromper totalmente o tráfego na Rua Augusto Scaraboto — importante via de acesso ao Porto de Santos, por onde passam cerca de 14 mil caminhões por dia —, o trecho entre a Albert Schweitzer e a Alberto Batista Félix será modificado em três etapas.
Na primeira fase, que segue até 27 de agosto, a pista terá largura reduzida, operando com apenas uma faixa de rolamento. Foi criada uma faixa reversível no sentido contrário, sob coordenação conjunta da CET-Santos, Guarda Portuária, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Ecovias, para manter o fluxo em dois sentidos. Os retornos também foram reposicionados e sinalizados.
Nas etapas seguintes, as intervenções ocorrerão lateralmente à pista, sem impacto nas faixas de rolamento, reduzindo as interferências no tráfego.
Infraestrutura para o futuro
A canalização do Córrego do Sapateiro é uma das ações estruturantes voltadas à contenção de enchentes e modernização do sistema de drenagem urbana na região portuária e industrial de Santos. Ao final da obra, o novo canal e as redes complementares proporcionarão maior segurança e eficiência no escoamento das águas, beneficiando moradores, empresas e o intenso tráfego de cargas na região.
Foto: Prefeitura de Santos