Ainda Estou Aqui vence Oscar de melhor filme estrangeiro

O cinema brasileiro brilhou na 97ª edição do Oscar, realizada na noite deste domingo (3), em Los Angeles, Estados Unidos. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, conquistou a estatueta de Melhor Filme Internacional, marcando um feito inédito para o Brasil na história da premiação.
Brasil supera concorrentes
Na categoria de Melhor Filme Internacional, a produção brasileira superou filmes de grande repercussão como “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha), “A Garota da Agulha” (Dinamarca) e “Flow”(Letônia). A conquista representa um marco histórico para o cinema nacional, que, até então, nunca havia levado a estatueta nesta categoria.
Homenagem de Walter Salles
Durante o discurso de agradecimento, Walter Salles dedicou a vitória a Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. A busca de Eunice por respostas sobre o destino do marido serviu de inspiração para a narrativa do longa-metragem.
O diretor também destacou a atuação de Fernanda Torres e prestou uma homenagem especial a Fernanda Montenegro, que, em 1999, tornou-se a primeira brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme “Central do Brasil”.