Parceria entre Prefeitura e Universidade resulta em soluções para desenvolvimento sustentável

Estudantes universitários apresentaram projetos inovadores em evento promovido pela Prefeitura de Santos e pela Universidade São Judas, campus Unimonte. As propostas, elaboradas por alunos das áreas de Engenharia, Arquitetura, Comunicação e Artes, visam abordar desafios relacionados aos indicadores vermelho e laranja do Índice de Desenvolvimento Sustentável. O evento, realizado nesta segunda-feira (26/02) no auditório da instituição de ensino, contou com a presença de representantes das secretarias municipais responsáveis pelos temas abordados.

Segundo Fábio Tatsubô, chefe do Departamento de ODS da Prefeitura de Santos, esta parceria representa um marco na busca por soluções coletivas para os desafios enfrentados pela cidade. Os projetos apresentados pelos estudantes têm como objetivo impactar áreas críticas, tais como acessibilidade, descarte irregular de resíduos e conscientização pública sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os alunos de Engenharia, em colaboração com a Secretaria de Educação (Seduc), propuseram soluções para tornar as escolas mais acessíveis, enquanto os estudantes de Arquitetura trabalharam em medidas para combater o descarte irregular, promovendo ações de sustentabilidade e pertencimento ao espaço urbano. Por sua vez, os graduandos em Comunicação concentraram seus esforços em aumentar o entendimento e a conscientização da população sobre os ODS.

De acordo com Tatsubô, a falta de conhecimento sobre os ODS é um dos principais desafios a serem enfrentados. Apenas 1% da população sabe explicar o que são os ODS, enquanto 37% já ouviu falar, mas não compreende completamente. Nesse sentido, os projetos de comunicação visam sensibilizar a comunidade e incentivar a participação ativa na busca por soluções sustentáveis. Além disso, foram desenvolvidos microprojetos para o programa Parque Palafitas, uma iniciativa conjunta entre o Município, o Estado e a União. Estas propostas serão apresentadas aos secretários municipais para avaliação e possível implementação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.