Comunidades dão início à Taça das Favelas em Santos
O campo do Centro Esportivo Paulo César Araújo (Pagão), no bairro do Bom Retiro, foi palco da abertura oficial da Taça das Favelas, em Santos, neste domingo (19). Esta é a etapa municipal masculina e regional feminina da maior competição entre comunidades do mundo, promovidas pela Central Única das Favelas (Cufa) Baixada Santista, com apoio da Prefeitura.
O pontapé inicial da competição foi dado pelo prefeito Rogério Santos. Além da cerimônia solene de abertura do campeonato, o campo recém-reformado da Zona Noroeste ainda sediou parte dos jogos da primeira rodada, que terão continuidade no próximo dia 26.
“Essa competição resgata a origem do futebol e também promove a inclusão das mulheres no esporte. A Cufa tem um trabalho histórico em ações comunitárias e é assim, com a contribuição das entidades sociais, que fazemos um País melhor”, afirmou o chefe do Executivo santista.
Segundo o presidente da Cufa Baixada Santista, Deraldo Silva, o impacto da competição nos jovens é transformador, visto que o projeto não só os afasta da marginalidade, como dá oportunidade de revelá-los no esporte, permitindo que sigam carreira no futebol, e oferece, paralelamente, diferentes oportunidades de educação e emprego.
“Sabemos que a porcentagem de jovens que vão se tornar profissionais não é tão alta, então a gente busca essas parcerias com escolas particulares, técnicas e faculdades para conseguir bolsas de estudo para eles. Além da parceria com plataformas de estágio, como o Camps, e empresas que queiram contratá-los através desses mecanismos. Assim a gente assiste eles 100%”, explicou o presidente da Cufa Baixada Santista.
Quinze comunidades da Cidade participarão da competição em 16 times masculinos: Areia Branca, Bom Retiro, Chico de Paula, Jabaquara, Castelo, São Manoel, Macuco, Morro Nova Cintra, Morro José Menino, Pantanal, Rádio Clube, Saboó, Morro da Penha, Vila Gilda e Vila Progresso. No feminino são oito times, entre comunidades de toda a Baixada Santista.
Participam meninos de 14 a 17 anos de idade e meninas a partir dos 14, somando cerca de 720 pessoas na competição, entre atletas e comissão técnica. Todos os jogos serão realizados no Pagão, com exceção da final, no dia 23 de abril, cujo estádio ainda será definido. Os campeões das etapas municipal (masculino) e regional (feminino) sobem para a fase estadual para decidir o melhor time de comunidade do País.
A iniciativa conta com patrocínio da Santos Brasil e apoio da TV Tribuna.
PRIMEIRA EDIÇÃO
Esta é a segunda edição da Taça das Favelas em Santos. A primeira foi realizada em 2022, levando mais de 3 mil pessoas ao Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, para assistir à final entre Dale Capela Kids (DCK), do Rádio Clube, e Escolinha Anderson Senna (EAS), do Bom Retiro. A grande campeã foi a equipe do Rádio Clube.
CRONOGRAMA
26/03 – Continuidade da 1ª Rodada
02/04 – Quartas de finais
09/04 – Semifinal
23/04 – Final