Estão em pleno andamento as intervenções para adequar três vias da Zona Noroeste de Santos ao projeto de revitalização da Avenida Álvaro Guimarães, um dos mais importantes corredores de mobilidade e comerciais da região.
Os trabalhos estão concentrados na primeira quadra da Rua Celestino Bourroul (Castelo) e envolvem a construção de calçadas com acessibilidade, obedecendo ao padrão do Programa Calçada para Todos, novos meios-fios e sarjetas, e recapeamento do asfalto. Também serão contemplados com as mesmas medidas trechos das ruas Pádua Sales e Aniz Tranjan, outras duas travessas da Álvaro Guimarães.
“A primeira quadra das três vias transversais receberá adequações nos passeios e pavimento, de forma a compatibilizar com os ajustes viários a serem executados na avenida principal”, explicou o engenheiro civil Ronald Santos Lima, chefe do Departamento de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp), que supervisiona os trabalhos realizados pela Sabino Comércio & Empreiteira Ltda, vencedora da concorrência pública.
COMO FICARÁ
O projeto de revitalização da Álvaro Guimarães tem por objetivo torná-la mais atraente a investimentos e à geração de empregos.
A avenida contará com nova pavimentação nos 900 metros entre as praças Jerônimo La Terza e José de Oliveira Lopes, totalizando 7.422m².
Para melhorar o sistema de drenagem, serão instaladas 41 bocas de lobo, 16 poços de visita, 134 metros de novos ramais de captação e substituição de toda a tubulação da rede central, em um total de 592m, permitindo melhor escoamento das águas pluviais.
A avenida ganhará uma nova ciclovia, com cerca de 900m de extensão, piso em concreto armado pigmentado e conjunto de sinalizações e dispositivos de segurança.
Todos os passeios serão refeitos, em um total de 6.259m², obedecendo ao padrão do Programa Calçada para Todos, possibilitando melhorias para o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida. Serão criadas também faixas elevadas nas travessias, oferecendo mais conforto e segurança aos pedestres.
O paisagismo também será reconfigurado, com plantio de grama e 51 árvores, instalação de bancos e lixeiras, bolsões e baias para a parada de ônibus, garantindo uma nova identidade para essa região da Zona Noroeste.
O investimento é de R$ 8.885.175,00, sendo R$ 8.347.900,00 destinados pelo Governo do Estado e o restante complementado com recursos da Administração Municipal.
BAIRROS
Um dos mais populosos da Cidade, com mais de 30 mil habitantes, o Rádio Clube começou a ser ocupado de forma mais efetiva por volta da década de 1950, com o estabelecimento de residências dos trabalhadores do porto e refinarias de Cubatão. Da mesma forma ocorreu com o bairro Castelo, onde atualmente vivem cerca de 12 mil pessoas.
Gradativamente, o núcleo formado por esses dois bairros foi recebendo infraestrutura e investimentos na área de habitação social, concentrando famílias que outrora viviam em condições subnormais e de vulnerabilidade social.
Com o aumento da população, começaram a surgir vetores econômicos com a abertura de comércio, visto que o Centro fica a aproximadamente oito quilômetros de distância. Atualmente, Rádio Clube e Castelo contam com uma gama de áreas comerciais, distribuídas nas mais diversas áreas como materiais de construção, supermercados, têxtil, varejo, eletrônicos e outras atividades que fomentam a geração de emprego e movimentam a economia local.