Exposição de Presépios no Valongo alerta para os excluídos
A Exposição de Presépios 2022/2023 do Santuário Santo Antônio do Valongo possui 50 presépios, sobre o tema “Os excluídos da sociedade são acolhidos no coração de Deus”.
Cada presépio demonstra segmentos discriminados e marginalizados, como doentes, idosos, população preta e periférica, pobres, homoafetivos, prostitutas, população em situação de rua e demais minorias.
A criatividade de cada expositor busca mostrar que mesmo excluídas da sociedade, estas pessoas não estão excluídas do coração e do carinho de Deus. O objetivo é demonstrar o acolhimento divino e o amor ao próximo, ponto central do cristianismo.
Aberta na quinta-feira (8), a mostra é uma tradição em Santos e Região e acontece desde 1993. Em todos os anos, pessoas das mais variadas origens esbanjam criatividade para expressar o nascimento do Menino Jesus.
O Santuário abre espaço para expositores da comunidade, mas também recebe presépios de artistas profissionais, de outros estados brasileiros e também internacionais. São presépios de diversos tipos, materiais e cores, em uma demonstração de fé e diversidade para apresentar a Boa Nova a todos os povos. A Exposição acontece no Salão Frei Galvão, nas instalações do Santuário, em ambiente iluminado e climatizado.
Ceia Franciscana
A Juventude Franciscana (Jufra) Valongo também já iniciou os preparativos da 17ª Ceia Franciscana com moradores em situação de rua. O evento já é tradicional e oferece um almoço à população mais vulnerável nas dependências da Ordem Franciscana Secular (OFS) Valongo, anexa ao Santuário, no dia 25 de dezembro em comemoração ao Natal. Os beneficiários recebem também banho e roupas limpas.
Para realizar a atividade, a Jufra Valongo recebe doações de sabonetes, barbeadores, pastas e escovas de dente, desodorantes, chinelos, calçados, toalhas e roupas limpas. No dia da ação, os voluntários recebem também refeições prontas.
Como participar?
Os interessados em doar os donativos para a 17ª Ceia Franciscana podem entrar em contato pelo telefone fixo (13 – 3219-1481) ou procurar o Santuário Santo Antônio do Valongo pessoalmente, de terça-feira a sábado, das 9 às 17 horas, no Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo, em Santos.
As pessoas também podem fazer contato por WhatsApp para Rodrigo Paixão (13- 99137-7632).