Artistas urbanos transformam Centro de Santos em exposição na conferência da Unesco
A arte urbana vai tomar conta do Centro Histórico durante a 14ª Conferência de Cidades Criativas da Unesco. Integrando a programação cultural paralela ao evento internacional, que ocorre de quinta (21) a domingo (24), o projeto ‘Santos uma cidade criativa’ está espalhando diversas obras pelo trajeto da linha turística do bonde.
Criado pelo artista Leonardo Leite (Prëo), o projeto conta com a participação de 15 artistas: Afonsul, Bomfim, Camila Bernardo, Dani Serpe, A Fase, Hugo, Leo Daruma, Marcos Guinoza, Andre Mãoz, Paulo Caveira, o próprio Prëo, Ramon Arzerra, Tija, Will (Cria Criou) e Yanaina.
Eles estão espalhando grafites, cartazes, esculturas e intervenções coloridas por locais como a Praça Mauá, proximidades do Museu do Café, ruas General Câmara e Tuiuti, entre outros (obras ainda estão em andamento), transformando a região central em uma grande exposição a céu aberto.
As obras terão QR Codes para identificação. A localização, além da informação sobre os artistas, pode ser conferida aqui.
De acordo com Prëo, o grupo de artistas se denomina “Latino américa santista” (perfil no instagram @latinoamerica_santista). “A ideia é continuar com o projeto mapeando e inserindo arte por todo o Centro. Algumas obras e instalações são temporárias devido à preservação do patrimônio histórico, mas grande parte ficará permanentemente”.
“Convidamos todos para que façam o trajeto a pé para admirar as obras e fazer bons clicks”, concluiu o artista.
Batalha
Para homenagear a história local do cinema e o fato de Santos ser cidade criativa da Unesco na área, a programação também vai incluir uma batalha de grafite em palcos da Rua do Comércio, na sexta e no sábado, das 10h às 18h, na frente da Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92).
Os artistas Bomfim, Gabi Miranda, Nane Anders e Prëo estarão fazendo seus grafites em claquetes gigantes.
.
.
Fotos: Rosana Anjos