Com a participação de 115 pessoas que compareceram ao Centro Cultural e Esportivo do Morro São Bento (Rua São Luiz s/nº) na noite desta quarta-feira (11), o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santos (NEP-Samu) realizou curso de primeiros socorros para moradores dos morros da Cidade.
O intuito foi capacitar e aproximar os moradores, principalmente de áreas de difícil acesso para as ambulâncias. Eles foram orientados sobre como agir nos principais casos de emergência de saúde como engasgamento, ataques epiléticos, fraturas e pequenas queimaduras (comuns em acidentes domésticos), e receberam orientações a respeito do funcionamento dos serviços do Samu, como são definidas as prioridades de atendimento e tempo médio de resposta para cada nível de prioridade.
O secretário de Saúde Adriano Catapreta falou sobre a importância de levar orientações à sociedade. “É muito importante realizar ações que aproximem o Samu da comunidade e permitam que a informação correta chegue a todos. O sucesso de um atendimento inicia no momento em que o chamado ao serviço é feito: a população se torna parceira do Samu no objetivo de salvar aquela vida”.
O coordenador do Samu de Santos, Marcelo Ismail, conta que esse tipo de atividade já é realizado pelo NEP-Samu em escolas e está sendo expandido para policlínicas e grupos de munícipes. “A intenção é a mesma em todos os casos, orientar o máximo de munícipes para que, com o conhecimento de primeiros socorros, possam auxiliar o Samu a salvar vidas em emergências”.
O Samu atende 24h por dia, com ligação gratuita através do telefone 192.
.
.
Foto: Carlos Nogueira