Importância do SUS é destacada na formatura de residentes da Saúde de Santos

O fim de um ciclo de muito aprendizado, o qual contou com apoio dos profissionais da rede municipal de Saúde de Santos, e o início de uma nova etapa em sua área de atuação. Assim definiu a nutricionista Maria Laura Monteiro da Luz Camargo ao receber o certificado do Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria de Saúde de Santos.

Maria Laura foi uma das 18 residentes que participaram da cerimônia de formatura da primeira turma do Programa de Residência Médica e da 3ª turma do Programa de Residência Multiprofissional da Secretaria de Saúde, realizada na noite de quinta-feira (3), no campus Unimonte da Universidade São Judas. 

Nascida em Caçapava, no Interior de São Paulo, Maria Laura, 25 anos, enalteceu a experiência vivida no Programa de Residência “especialmente em um período tão difícil como na pandemia”. Ela atuou em unidades públicas de Saúde na Alemoa, São Manoel e Piratininga. “Foi um período de muito aprendizado e também de muita fé na Saúde Pública”.

Formação

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Santos, por meio da Coordenadoria de Formação e Gerenciamento de Recursos Humanos (Coform), que objetiva oferecer formação especializada em Medicina de Família e Comunidade. Tem dois anos de duração e carga horária de 60 horas semanais para o residente médico.

Já o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde, também da Secretaria de Saúde, oferece formação especializada em Atenção Primária, com ênfase em Saúde da Família. Tem dois anos de duração e carga horária semanal de 60 horas para o profissional-residente (dedicação exclusiva).

As atividades dos residentes são ligadas ao Departamento de Atenção Básica (Deab) e ocorrem nas 32 policlínicas e também nas outras unidades que compõem a rede de saúde da Secretaria de Saúde de Santos.

Lembranças

A entrega dos certificados serviu como uma volta ao passado para o prefeito Rogério Santos. Ele lembrou que começou a vida profissional, há 34 anos, na vida pública, quando começou a atuar como dentista em Cubatão.

Classificando o Sistema Único de Saúde (SUS) como o maior sistema de Saúde Pública do mundo, o chefe do Executivo santista lembrou que até a China veio aprender como funciona o sistema no Brasil. “Quem mais fala mal da Saúde Pública é justamente quem não a usa”.

.

.

Foto: Carlos Nogueira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.