Mural traz novo colorido para praça no São Manoel
A Praça Nicolau Geraigire, no Jardim São Manoel, ganhou novo visual com os murais produzidos por um grupo de grafiteiros. Cores vibrantes, formas alegres e mensagens inspiradoras agora faze parte do cenário deste charmoso bairro da Zona Noroeste.
“A arte tem a intenção de trazer alegria e um sentimento de pertencimento ao espaço”, afirma o grafiteiro Carlos Roberto da Silva, o Catts, um dos autores do trabalho artístico. Também participaram do projeto os grafiteiros Caio Henrique e Júnior Costa.
A intervenção urbana foi idealizada pela artesã Regiane Cipriano, que organiza a feira “Nascer D’Arte”. Segundo ela, a ação também teve por objetivo incluir os jovens moradores do São Manoel no projeto. “Durante a pintura, algumas crianças participaram do processo, pintando algumas partes e ajudando os profissionais. Agora, podemos perceber que os próprios jovens que se envolveram no trabalho preservam a área e se sentem participantes do processo revitalização da praça”.
Um dos trabalhos, em estilo abstrato e bastante colorido, traz a imagem de um botão, de onde sai uma agulha costurando a frase “Nascer d’arte”, uma referência à feira de artesanato realizada no local uma vez ao mês. Outra imagem destaca o Outubro Rosa e a importância de prevenir o câncer de mama.
Para fazer o mural, que tem dez metros de comprimento por 2,2 metros de altura, foram utilizadas cerca de 40 latas de spray próprios para grafite, que são mais resistente ao sol, chuva e ação do tempo.
Catts, com sua equipe, já grafitou dezenas de painéis pelo Município e ficou satisfeito com mais este trabalho. “Santos vem acolhendo de maneira muito positiva meu trabalho. Tenho diversos trabalhos espalhados pela Cidade, em escolas, praças, unidades de saúde e parques públicos”.
Dentre esses trabalhos estão os 12 painéis feitos para o Jardim Botânico Chico Mendes, as pinturas na orla da praia em homenagem aos heróis de linha de frente da pandemia, painel para a campanha de conscientização do outubro rosa, feito no Instituto da Mulher, os murais feitos para a campanha de doação de órgãos, na UPA da Zona Leste, Hospital Silvério Fontes e na escola Ramos Lopes, além da arte no mural da Associação de Equoterapia.