Pacientes da Zona Noroeste com gripe devem ir ao Nobregão

Os moradores da Zona Noroeste com sintomas gripais devem procurar atendimento médico no Ginásio Poliesportivo Antônio Jorge Pereira de Nóbrega, o Nobregão (Av. Jovino de Melo s/nº com a Rua João Fraccaroli, Bom Retiro), localizado no Centro esportivo M. Nascimento Jr.

Antes, a população estava sendo atendida na área externa do centro esportivo, mas a Prefeitura decidiu mudar o Centro de Triagem de local para agilizar o atendimento e oferecer mais conforto aos munícipes.

“Quando retomamos o atendimento nos centros de triagem, nosso objetivo era dar mais agilidade no atendimento à demanda crescente de casos de síndromes gripais, com equipes contratadas apenas para esta finalidade, e oferecer conforto aos pacientes. A transferência para o ginásio proporciona isso, uma vez que há cadeiras distanciadas uma das outras e as pessoas ficam resguardadas da chuva ou do sol”, afirma o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta.

No mês passado, já foram registrados cerca de 15 mil atendimentos a casos de síndromes gripais nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e centros de triagem.

TENDAS  

Além do centro de triagem no Ginásio Nobregão, a Prefeitura montou mais duas estruturas com o mesmo objetivo: na UPA Central (Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias) e outro na UPA Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/nº, Estuário).

A tendas, que começaram a funcionar no último dia 24, oferecem atendimento 24 horas, mobilizando 26 funcionários a cada plantão de 12h, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O equipamento deve ser procurado por pessoas com comorbidades, idosos, gestantes e puérperas que estejam com sintomas de gripe. Outras pessoas devem se tratar conforme o habitual e procurar atendimento se os sintomas não amenizarem ou se agravarem.

A Secretaria de Saúde de Santos avalia diariamente a qualidade do atendimento, de forma a poder realizar mudanças, como contratação de profissionais, sempre que necessário.

A recomendação é para que todos pratiquem hábitos de higiene para combate à gripe e outros vírus, mantendo o distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscaras e álcool em gel com frequência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.