Festival Água da Fonte celebra cultura afro-indígena em Santos com cortejo de berimbaus

A 8ª edição do Festival Água da Fonte acontece em Santos, de sexta-feira (19) a domingo (21), com uma programação diversa que valoriza a cultura afro-indígena. O evento reúne apresentações de música, teatro, dança, oficinas, rodas de capoeira e terá como ponto alto o Cortejo de Berimbaus pelos Quilombos da Cidade, uma procissão inédita em homenagem aos antepassados.
A abertura será na sexta-feira (19), às 19h30, no Teatro Rosinha Mastrângelo (Vila Mathias), com o espetáculo A Queda do Céu, seguido por Resistência Quilombola e apresentação do Balé Folclórico Afroketu.
No sábado (20), o Jardim Botânico Chico Mendes recebe aulas e rodas de capoeira pela manhã e, à tarde, a festa segue para a Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), com shows de música, samba e afoxé a partir das 17h.
O domingo (21) será o grande destaque do festival. A partir das 9h, capoeiristas iniciam uma procissão de berimbaus no Monte Serrat, passando pelo Quilombo do Jabaquara, onde haverá contação de histórias de Quintino de Lacerda, e pelo Quilombo do Pai Felipe, que receberá a Orquestra de Berimbaus. A programação inclui ainda apresentações de Maculelê, samba de roda e rodas de capoeira.
O encerramento acontece no Novo Quebra-Mar, às 16h, com mestres da velha guarda da capoeira e, às 19h, show de forró com a musicista Yvie Tinoco e Banda.
O Festival Água da Fonte integra o 11° Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos (Facult). A programação completa está disponível no Instagram @quilombola_capoeira_angola.