Orquestra Sinfônica Municipal de Santos celebra 30 anos com concertos grátis

A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) comemora 30 anos de trajetória com um concerto histórico: a execução da ‘Sinfonia nº 2 – Ressurreição’, de Gustav Mahler, considerada uma das obras mais grandiosas e emocionantes do repertório sinfônico. As apresentações gratuitas acontecem nesta quinta (28) e sexta-feira (29), às 20h30, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias).
O espetáculo reunirá 150 artistas entre orquestra, coro e solistas, tornando-se a maior apresentação da história da OSMS em número de participantes. Para atender às demandas técnicas da obra, parte dos músicos será posicionada na coxia e na “asa esquerda” do palco, como idealizou o compositor no final do século 19.
Uma experiência rara e arrebatadora
O público terá a oportunidade única de vivenciar a força da ‘Sinfonia nº 2’, que exige orquestra completa, reforço de metais e percussão, além de coro misto, soprano e mezzo-soprano. Participam ainda os coralistas do Coro Livre Baixada e do Mestres Cantores de São Paulo.
Composta entre 1888 e 1894, a obra percorre cinco movimentos que refletem sobre a mortalidade até culminar em um desfecho triunfal e espiritual, no qual coro e orquestra se unem em uma mensagem de esperança e transcendência.
Os ingressos gratuitos serão distribuídos nas noites de apresentação, a partir das 19h30, na bilheteria do Teatro Municipal, com limite de dois por pessoa.
Três décadas de história
Criada em 1994 pela Lei Complementar nº 133, a OSMS fez sua primeira apresentação em julho de 1995, então com apenas 16 músicos. Desde então, se consolidou como patrimônio da cultura santista, levando música clássica de forma gratuita ao público e explorando fusões entre o tradicional e o popular.