Parque Palafitas inicia construção de primeiro prédio habitacional no Dique da Vila Gilda

O projeto Parque Palafitas, que prevê a revitalização da maior favela de palafitas do Brasil, alcançou uma etapa histórica com a instalação dos 57 painéis pré-fabricados que compõem o andar térreo do primeiro edifício. A obra está sendo realizada no Dique da Vila Gilda, em Santos, e marca a transformação da paisagem local em um conjunto habitacional moderno.

Serão construídos quatro prédios com 44 apartamentos e dois blocos de casas térreas, totalizando 60 novas unidades habitacionais. O primeiro painel, de mais de uma tonelada, foi posicionado com guindaste sobre as lajes suspensas sustentadas por 49 estacas.

De acordo com o prefeito Rogério Santos, o empreendimento é um marco nacional:
“É uma obra de qualidade, rápida e que dará dignidade às famílias. O Parque Palafitas é um projeto-piloto para o Brasil e vai transformar vidas”, afirmou.

O edifício contará com térreo e mais um andar, ambos com quatro apartamentos cada. Além disso, o espaço terá a sede da associação de moradores.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fabrício Cardoso, o projeto busca garantir ocupação sustentável em áreas de mangue, unindo qualidade habitacional e preservação ambiental.
“O Parque Palafitas terá iluminação pública, água, esgoto, espaços de lazer, comércio, regeneração do mangue, além de infraestrutura de telecomunicações e combate a incêndio”, explicou.

A metodologia usada é semelhante à aplicada em terminais portuários, com lajes suspensas apoiadas em estacas profundas de até 35 metros. Das sete lajes previstas, cinco já foram concretadas, a sexta está em execução e a última receberá a área comercial.

Foto: Doug Fernandes/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.