Novo terminal de passageiros no Valongo integraria turismo ao Centro Histórico

Santos poderá ganhar um novo impulso no turismo com a transferência do terminal de passageiros do Porto, atualmente localizado no Concais, para a região do Valongo, no Centro Histórico. A mudança faz parte das contrapartidas previstas no projeto de implantação do Tecon 10, novo terminal de contêineres que será instalado no cais do Saboó.
O assunto foi discutido durante painel promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na terça-feira (29), em Brasília, com a participação de autoridades dos Ministérios dos Portos e Transportes, da Autoridade Portuária de Santos, Prefeitura, Antaq, Governo do Estado e setor logístico.
Aproximação com o Centro Histórico
A transferência do terminal de passageiros para o Valongo é vista como uma oportunidade estratégica para conectar o fluxo de turistas dos cruzeiros com as atrações do Centro Histórico. “O novo terminal permitirá que o turista desembarque diretamente no coração da cidade, estimulando a economia criativa e o comércio local”, destacou o prefeito Rogério Santos, presente no encontro.
O Valongo concentra diversos pontos históricos e culturais, como o Museu Pelé, o Museu do Café, igrejas centenárias e antigos armazéns portuários. A nova localização poderá oferecer aos visitantes uma experiência mais rica e autênticalogo na chegada.
Desenvolvimento com contrapartidas
A mudança faz parte das contrapartidas da concessão do Tecon 10, terminal de contêineres que deverá receber mais de R$ 5 bilhões em investimentos, com capacidade de operação por 25 anos, prorrogáveis.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) é responsável pelos estudos e pela elaboração do edital de arrendamento da área no cais do Saboó, onde será implantado o Tecon 10.
Porto e cidade integrados
Além de ampliar a capacidade de carga do Porto de Santos, o projeto propõe uma integração mais eficaz entre o Porto e a cidade, respeitando vocações distintas: carga e turismo. “É uma oportunidade de ouro para que a cidade se reconecte com seu patrimônio histórico e explore ainda mais o potencial turístico dos cruzeiros”, reforçou o prefeito.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos