Reordenamento de cabos avança no Centro e retira fiação irregular de 70 postes

A Rua João Pessoa, no Centro Histórico de Santos, segue passando por uma ampla reorganização da fiação aérea com o avanço do Projeto de Reordenamento de Cabos. Na terça-feira (8), o segundo dia da ação contou com a atuação de 11 empresas de telecomunicações em 31 postes localizados entre as ruas Constituição e Senador Feijó.

A iniciativa, realizada pela CPFL em parceria com a Prefeitura de Santos, tem como objetivo eliminar cabos inativos ou rompidos, melhorar o aspecto visual da cidade e garantir mais segurança para quem circula pela via. O projeto teve início em 1º de julho e se estende até 5 de agosto, abrangendo os 164 postes da Rua João Pessoa, até a Praça dos Andradas, por onde passa o VLT e que concentra grande parte da fiação aérea.

“Todas as telecons atuaram nos dois lados da calçada da João Pessoa, agilizando o processo”, explicou Gustavo Garcia Campos, técnico de obras e manutenção da CPFL. Participaram da ação as empresas Claro, Vivo, Vipway, Bignet, Arikinet, Desktop, Cirion, Consulada, Net Turbo, Algar e WCS. Cada uma tem até o próximo dia 14 para finalizar a remoção e reordenamento dos cabos nos pontos determinados. Após esse prazo, a CPFL poderá realizar a retirada da fiação irregular.

No primeiro dia da operação, no trecho entre a Rua Dr. Cochrane e a Constituição, foram identificadas quatro irregularidades em 39 postes. As empresas responsáveis foram notificadas e receberam prazo de dez dias para regularizar a situação. A atuação das telecoms é regulamentada por contrato com a CPFL, com base na Resolução Conjunta nº 1 da Aneel e da Anatel, que trata do compartilhamento de infraestrutura entre distribuidoras de energia e empresas de telecomunicação.

O cronograma da próxima etapa já está definido: no dia 15 de julho, as equipes atuarão entre a Senador Feijó e a Rua Itororó (20 postes). No dia 22, será a vez do trecho até a Riachuelo (22 postes); em 29 de julho, a ação chega ao segmento que vai até a Praça dos Andradas (28 postes); e, para encerrar esta fase do projeto, o trecho entre a Praça dos Andradas e a Rua São Bento (24 postes) será atendido em 5 de agosto.

Santos conta atualmente com 38 operadoras de telecomunicações atuando na cidade. O reordenamento dos cabos é parte de uma estratégia contínua para promover ordenamento urbano, segurança e valorização do espaço público.

Foto: Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.