Santos inaugura ambulatório LGBT+

A cidade de Santos deu um salto significativo em suas políticas públicas de inclusão e diversidade com a inauguração, nesta quinta-feira (22), do Ambulatório Transdisciplinar de Cuidado e Acolhimento LGBT+. Localizado na Universidade São Judas – Campus Unimonte (Vila Mathias), o novo espaço foi concebido com foco no atendimento psicológico e humanizado, visando fortalecer a saúde mental da comunidade LGBT+.

O serviço será dedicado a jovens, adultos e seus familiares que buscam apoio relacionado a questões de identidade de gênero e orientação sexual. O acesso ao ambulatório será realizado por meio de encaminhamentos das unidades da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo um ambiente acolhedor, com escuta qualificada e livre de estigmas.

A iniciativa é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Santos, através das secretarias de Saúde (SMS) e da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), e o campus Unimonte. “Estamos falando de um equipamento significativo no que diz respeito aos direitos humanos. Participamos de muitas reuniões com o objetivo de garantir um atendimento efetivo e acolhedor para o público LGBT+. Estar aqui hoje é de uma emoção imensa. Sem a parceria entre a Prefeitura e a Universidade São Judas, este espaço de respeito às singularidades não seria possível”, destacou a secretária adjunta da SMS, Paula Covas.

Nina Barbosa, titular da Semulher, celebrou a inauguração como um momento histórico para a comunidade LGBT+, ressaltando a importância da Coordenadoria da Diversidade (Codiver). “Daqui a dez anos, vamos lembrar deste momento e entender o quanto foi transformador. A Coordenadoria demonstrou uma urgência e uma paixão genuína por tornar esse projeto realidade – e nós fizemos acontecer. Com esse esforço coletivo que celebramos hoje, esperamos que muitos atendimentos ocorram aqui, e que possamos viver com mais dignidade, respeito e amor.”

Atendimento

Inicialmente, os atendimentos no ambulatório serão conduzidos por professores, estudantes e voluntários do curso de Psicologia da universidade. As sessões poderão ser realizadas individualmente ou em grupo, adaptando-se à complexidade de cada caso.

Rodrigo Colluchi, gerente da São Judas Unimonte, explicou o propósito do ambulatório: “O objetivo é criar um ambiente de escuta qualificada, livre de estigmas, que contribua para a promoção da saúde mental e do bem-estar da população LGBT+. A inauguração também representa avanços importantes nas políticas públicas voltadas à diversidade e inclusão na Baixada Santista”.

Danilo Martinez, coordenador do curso de Psicologia, expressou suas expectativas em relação ao novo espaço. “Por ser um ambulatório transdisciplinar, esperamos que, por meio dessa iniciativa, o atendimento seja ampliado, indo além da dimensão psicológica e alcançando outras áreas da saúde e do conhecimento que possam contribuir com nosso propósito de acolhimento”.

Foto: Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.