Santos gera mais de 2 mil empregos formais no primeiro trimestre de 2025

Santos segue em uma trajetória positiva na geração de empregos formais. Apenas no primeiro trimestre de 2025, a cidade registrou um saldo de 2.382 novos postos de trabalho, conforme dados divulgados pela Fundação Seade, com base no Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

De janeiro a março, foram criadas 21.655 vagas com carteira assinada, com 2.147 delas concentradas nos setores de comércio e serviços, responsáveis por mais de 90% do saldo positivo no período.

Em comparação com o desempenho de 2024, quando Santos fechou o ano com um estoque de 187 mil empregos formais e um saldo de 7.066 vagas, o cenário atual reforça a consolidação de um mercado de trabalho aquecido. No ano passado, 5.484 dessas vagas vieram do setor de serviços, enquanto o comércio respondeu por 1.117 postos, seguido pela indústria, com 437.

Crescimento sustentado por investimentos e ações públicas

De acordo com o secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, o bom desempenho da cidade é reflexo do fortalecimento da economia local, especialmente pela movimentação no setor portuário e pela expansão do comércio e dos serviços.

“Essa tendência de crescimento pode ser vista a partir de programas como o Mutirão do Emprego, promovido mensalmente pela Prefeitura, que aproxima empresas em expansão da população em busca de trabalho”, destaca Orlandi.

O Mutirão do Emprego, uma das principais iniciativas para fomentar a empregabilidade em Santos, já promoveu quatro edições em 2025, com cerca de 500 oportunidades oferecidas. Mais de 1.100 pessoas foram entrevistadaspor empresas parceiras em apenas um dia de evento, realizado no Resolve Aqui, na Rua Amador Bueno, 249, Centro.

Atendimento contínuo no CPET

Além dos mutirões, a população também conta com o suporte diário do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET), que funciona no Poupatempo, com entrada pela Rua João Pessoa, 246. O espaço atende trabalhadores e empregadores das 9h às 17h, oferecendo encaminhamento para vagas, preparação profissional, emissão de carteiras de trabalho e habilitação ao seguro-desemprego.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.