Santos celebra 116 anos da chegada dos bondes elétricos à cidade

Neste domingo (27), o Centro Histórico de Santos será palco de uma viagem no tempo. Para celebrar os 116 anos da chegada dos bondes elétricos à cidade, a tradicional Linha Turística do Bonde oferecerá quatro roteiros temáticos especiais, das 13h30 às 16h30, com saídas a cada uma hora. Os passeios contarão com performances artísticas, música e curiosidades históricas, proporcionando uma imersão nas transformações urbanas e culturais do início do século 20.
Roteiros especiais resgatam a memória do transporte em Santos
A ação é promovida pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Os passeios serão realizados no Bonde Japão, um exemplar de 1953 doado pela cidade de Nagasaki e restaurado para compor a linha turística santista. O ingresso custa R$ 7,00, mesmo valor dos passeios regulares.
Durante as viagens, atores reviverão personagens e cenas que marcaram o início da operação dos bondes elétricos em Santos, ocorrida em 28 de abril de 1909, data que simbolizou uma revolução no transporte público brasileiro.
História dos bondes em Santos
A circulação dos bondes em Santos começou em 1871, inicialmente com tração animal, até a chegada dos elétricos em 1909, operados pela City of Santos Improvements Company. O sistema foi implantado com uma frota inicial de 62 bondes de passageiros e 10 de apoio. Ao longo de um século, os bondes foram símbolo de progresso e identidade urbana, até serem desativados em 1971.
Em 2000, a Prefeitura resgatou a memória afetiva do transporte com a criação da Linha Turística do Bonde, que hoje é um dos principais atrativos do Centro Histórico, ligando história, cultura e turismo.
Serviço e visita ao futuro Museu Ferroviário
Os ingressos para os roteiros especiais devem ser adquiridos na bilheteria do Museu Pelé, no Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo. Têm direito à meia-entrada estudantes, professores e maiores de 60 anos. Crianças até cinco anos no colo não pagam.
Além dos passeios, o público poderá visitar os veículos históricos que integrarão o futuro Museu Ferroviário de Santos, em exposição aos fins de semana, das 11h às 16h, com entrada gratuita.
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos