Vacinação contra a gripe em Santos começa nesta terça

A vacinação contra a gripe em Santos, que se inicia nesta terça-feira (1º) das 9h às 16h, visa proteger cerca de 270 mil pessoas na cidade. A campanha deste ano traz importantes novidades, com a inclusão de grupos obrigatórios definidos pelo Ministério da Saúde, que agora abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Esses grupos representam cerca de 25% da população santista.
Grupos prioritários ampliados
Além dos grupos obrigatórios, outros públicos prioritários também poderão garantir suas vacinas, incluindo puérperas, pessoas com doenças crônicas, deficientes permanentes, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e educadores. A vacinação também será ampliada para profissionais das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transportes e da coleta postal, além de populações carcerárias e indígenas.
DIA D e vacinação domiciliar
Outras estratégias serão utilizadas para alcançar o público-alvo, como o “DIA D” de vacinação, programado para datas a serem definidas, além da aplicação da vacina em eventos promovidos pela Prefeitura e nas unidades de ensino. Para aqueles que são acamados, a vacina poderá ser aplicada em domicílio. Para esse serviço, o cuidador ou familiar deve realizar o cadastro na policlínica de referência apresentando documentação que comprove a condição de saúde do paciente.
Documentação necessária
Para se vacinar, os cidadãos devem presentar um documento com foto e comprovante de residência em Santos. Grupos específicos, como trabalhadores da saúde e educadores, precisam levar comprovações de vínculo ativo com suas instituições. Gestantes devem portar a carteira de pré-natal, e puérperas o comprovante do parto recente.
Foto: Freepik