Mostra de Arte do Cortejo do Maracatu Quiloa movimenta Santos
A Mostra de Arte do 21º Cortejo do Maracatu Quiloa Porto de Santos ocupa diferentes pontos da Cidade entre sexta-feira (30) e domingo (1º), reunindo música, ancestralidade, economia criativa e vivências coletivas. A programação reafirma o maracatu como território de memória, resistência e construção de futuro, propondo, nesta edição, uma reflexão sobre legado, experiências e caminhada, pilares da trajetória do Quiloa ao longo de mais de duas décadas.
A abertura acontece na sexta-feira (30), no Polo Rosinha (Teatro Rosinha Mastrangelo, na Vila Mathias), às 19h55, seguida da apresentação da cantora Glória Bomfim com o grupo Firma o Ponto, às 20h15, dando início a um fim de semana de atividades gratuitas.
No sábado (31), o Polo Rosinha se transforma em espaço de convivência e troca, com destaque para a exposição de economia criativa afro-indígena, no espaço Maestro Juan Manoel Serrano (o “Queijo”). A programação inclui rodas de conversa, batuque coletivo, apresentações musicais e o lançamento do álbum “Aweté Axé!”, fruto do encontro entre o Maracatu Quiloa e a Aldeia Tabaçu, reforçando o diálogo entre tradição, contemporaneidade e território. Os ingressos gratuitos para os shows de sexta e sábado podem ser reservados pelo site Sympla.
O encerramento ocorre no domingo (1º), na Praça Mauá, no Centro Histórico, com DJs ao longo da tarde e da noite e o momento mais aguardado do evento: o Cortejo do Maracatu Quiloa, às 17h. Fechando a programação, o palco recebe o grupo Leão do Norte, formado por músicos de Pernambuco e da Baixada Santista, fortalecendo o intercâmbio entre territórios e tradições do maracatu.
Foto: Prefeitura de Santos
