Mercado Municipal é entregue e passa a se chamar Centro Cultural Plínio Marcos
No dia em que Santos celebrou seus 480 anos, na segunda-feira (26), o Centro Histórico ganhou um novo e importante equipamento urbano. O antigo Mercado Municipal foi entregue completamente revitalizado e rebatizado como Centro Cultural Plínio Marcos, consolidando-se como um novo polo da economia criativa da Cidade. O espaço está localizado na Praça Iguatemi Martins, 36, na Vila Nova.
Aberto inicialmente para a realização de eventos, o prédio histórico, datado de 1902, passou por um amplo processo de restauro e modernização, conduzido pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe). O trabalho incluiu a recuperação da fachada, que resgatou a beleza arquitetônica original do edifício, e uma reforma interna completa, com foco em conforto, funcionalidade e tecnologia.
Inspirado em experiências bem-sucedidas de mercados históricos revitalizados na Europa e em outras partes do mundo, o novo Centro Cultural Plínio Marcos recebeu climatização, acessibilidade, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), itens exigidos para AVCB, além de infraestrutura moderna de gás e relógios individuais de água, luz e gás para os permissionários. O cuidado com os acabamentos e os materiais reforça a proposta de valorização do patrimônio aliada à inovação.
A inauguração integrou a programação oficial do aniversário da Cidade e contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do prefeito Rogério Santos e de diversas autoridades, marcando um novo capítulo para o Centro Histórico e para o fortalecimento da cultura e da economia criativa em Santos
Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
