Carretas da Mamografia e do Empreendedorismo oferecem serviços gratuitos no Centro

Com serviços gratuitos de saúde, capacitação profissional e apoio às mulheres, as Carretas da Mamografia e do Empreendedorismo iniciaram os atendimentos nesta segunda-feira (19), na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos. A ação integra o movimento SP Por Todas, da Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado, e faz parte da programação comemorativa dos 480 anos da Cidade, celebrados em 26 de janeiro.

As unidades móveis permanecerão no local até 31 de janeiro, reunindo serviços que fortalecem a rede de proteção no Município mais feminino do País. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e de instituições que integram a rede de apoio.

Mamografia gratuita e diagnóstico precoce

A Carreta da Mamografia registrou grande procura já no primeiro dia de atendimento. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a unidade oferece exames gratuitos, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O atendimento ocorre por demanda espontânea, com a distribuição de 50 senhas diárias, a partir das 8h, diretamente na carreta. Todas as mulheres que retiram a senha realizam o exame no mesmo dia. Podem participar mulheres de 50 a 74 anos, mediante apresentação de RG e Cartão do SUS. Já aquelas entre 35 e 49 anos e acima de 74 anos devem apresentar também pedido médico.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. As imagens são entregues no ato e o laudo fica disponível em até 48 horas, com acesso on-line. A Secretaria Municipal de Saúde apoia a ação com equipes para acolhimento, triagem e orientação das pacientes.

Capacitação e geração de renda

A Carreta do Empreendedorismo também iniciou o cronograma de atividades nesta segunda-feira, ampliando oportunidades de qualificação profissional e geração de renda. Foram oferecidas 90 vagas nas áreas de beleza e marketing digital, distribuídas entre cursos e palestras realizados em parceria com o Senac e o Sebrae.

Durante todo o período da ação, o público também conta com atendimentos da Defensoria Pública, da Delegacia de Defesa da Mulher e de parceiros da rede de proteção, reforçando o apoio integral às mulheres santistas.

Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.