Santos reduz mortalidade infantil e amplia rede de atenção à saúde materno-infantil
O fortalecimento do Programa Mãe Santista resultou em uma expressiva redução da mortalidade infantil em Santos. Em 2025, o índice caiu para nove óbitos por mil nascidos vivos, dentro da meta da Organização Mundial da Saúde, após ter registrado 13,9 em 2024.
O avanço é acompanhado de outras conquistas na saúde da mãe e do bebê, como o certificado do Ministério da Saúde que reconhece a eliminação da transmissão vertical do HIV no período de 2022 a 2024. A Cidade também passou a aplicar a vacina contra o vírus sincicial respiratório em gestantes, protegendo bebês contra bronquiolite e pneumonias.
Para ampliar o acesso aos serviços, Santos realizou mutirões de exames, consultas e cirurgias, zerando filas em especialidades como neuropediatria e cirurgias pediátricas de baixa complexidade, além de reduzir a espera em outras áreas. A rede de saúde segue em expansão, com a inauguração da Policlínica Vila Gilda, obras da nova unidade da Vila Progresso e previsão de novos equipamentos na Zona Noroeste em 2026.
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

