Santos inicia vacinação contra VSR para gestantes
A Prefeitura de Santos inicia nesta terça-feira (9) a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gestação. As doses, adquiridas junto ao Ministério da Saúde, estarão disponíveis nas policlínicas do Município, das 9h às 16h.
A imunização é destinada às grávidas santistas que realizam pré-natal tanto na rede pública quanto na privada. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto e a caderneta de pré-natal. Gestantes menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável.
O VSR é o principal causador de doenças respiratórias em crianças de até 2 anos, como bronquiolite e pneumonia, podendo evoluir para óbito nessa faixa etária. A vacina protege contra os subtipos A e B do vírus.
Para garantir a proteção vertical — da mãe para o bebê — o mais rapidamente possível, a Prefeitura realizou um levantamento das gestantes elegíveis que fazem pré-natal na rede municipal. Desde esta segunda-feira (8), as unidades já iniciaram o contato direto para convocação à vacinação.
Como funciona a vacinação
A vacina é aplicada em dose única durante a gestação, sem restrição de idade da mãe. O objetivo é permitir a transmissão de anticorpos ao feto por meio da placenta, fortalecendo a imunidade do bebê principalmente nos primeiros meses de vida, quando o risco de infecções é maior.
A orientação é que a vacinação seja realizada uma vez a cada gestação, garantindo proteção ao recém-nascido desde os primeiros dias de vida.
Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

