Santos celebra o Dia do Samba no antigo Quilombo do Pai Felipe
A cidade de Santos abre as comemorações do Dia do Samba com a 62ª edição da Alvorada do Samba, que acontece nesta terça-feira (2), às 6h, no pátio da CET, na Vila Mathias — local histórico onde funcionou o Quilombo do Pai Felipe, o Rei Batuqueiro. O espaço simbólico reforça a conexão da celebração com a herança cultural e ancestral do samba santista.
Promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com o Conselho do Samba e a Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba, o evento reunirá a Corte Carnavalesca 2025, além dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba da Cidade, sambistas e autoridades.
Durante a programação, também serão realizadas homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento do samba em Santos, valorizando a trajetória e a memória dos grandes nomes que marcaram a história local.
O Dia do Samba, celebrado nacionalmente em 2 de dezembro, foi criado em 1963 na Bahia, em homenagem ao compositor Ary Barroso, que teve sua primeira música gravada nessa data. Em Santos, a tradição da Alvorada do Samba também começou em 1963 e segue até hoje como uma das celebrações mais significativas da cultura brasileira no Município.
Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

