Santos celebra o Mês da Consciência Negra com programação especial em novembro

A Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) preparou uma programação especial em comemoração ao Mês da Consciência Negra, com atividades ao longo de novembro voltadas à valorização do protagonismo negro na história e na formação cultural da Cidade.

As ações, realizadas em parceria com o Museu do Café, a Secretaria de Educação (Seduc), o Engenho dos Erasmos e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), incluem oficinas, visitas mediadas e roteiros históricos, voltados a educadores e ao público em geral.

A abertura acontece na terça-feira (11), às 9h, no Engenho dos Erasmos (Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vila São Jorge), com a oficina “Afetocolagens, fabulação crítica e escritas impossíveis da negritude”, voltada a professores de História da rede municipal. A mesma atividade será oferecida ao público nos dias 19 e 26 de novembro, com inscrições no site engenho.prceu.usp.br/events/oficinas-de-leitura-e-interpretacao.

Na quarta-feira (12), das 19h às 21h, ocorre o Roteiro Histórico Étnico-Racial Noturno, com saída do Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico). O percurso destaca a contribuição da população negra para o desenvolvimento de Santos e é aberto a estudantes da EJA e ao público em geral.

Já no dia 17, às 10h, o público poderá participar de uma visita mediada ao Arquivo Permanente da Fams (Rua Amador Bueno, 61, Centro), que abordará a história da Cidade sob a ótica do protagonismo negro, com destaque para figuras como Quintino de Lacerda, Maria Patrícia Fogaça e Chaguinhas.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail visitamediada@fundasantos.org.br, informando nome completo, profissão, idade e telefone.

Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.