Santos inicia busca ativa por esporotricose em animais no bairro São Manoel
A Prefeitura de Santos, em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, inicia nesta terça-feira (27), às 14h, uma busca ativa por animais que apresentem lesões de pele suspeitas de esporotricose no bairro São Manoel. A ação será repetida na sexta-feira (31), no mesmo horário, focando no monitoramento e tratamento da doença.
Coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV), a iniciativa busca identificar casos suspeitos em animais, já que a esporotricose é uma zoonose com potencial de transmissão para humanos. A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) participa da ação com um consultório móvel, realizando a coleta de sangue dos animais suspeitos para garantir o tratamento em tempo oportuno.
Caso sejam identificadas pessoas com sintomas suspeitos, elas serão encaminhadas e orientadas a procurar o serviço de saúde para notificação e monitoramento pela Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos.
Sobre a Doença
A esporotricose é uma infecção fúngica causada pelo Sporothrix brasiliensis, comumente encontrado no solo. A doença atinge homens e animais, manifestando-se geralmente na pele e vasos linfáticos. A transmissão ocorre principalmente pelo contato do fungo com feridas na pele, mordida ou arranhadura de animais contaminados. Animais semidomiciliados, que circulam entre a rua e a casa, apresentam maior risco de contaminação.
Foto: Freepik

