Santos se destaca entre as cidades que mais geraram empregos no Estado

Santos consolidou sua posição como uma das cidades que mais geraram empregos no Estado de São Paulo entre janeiro e agosto de 2025, segundo levantamento da Fundação Seade, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No período, o Município registrou saldo positivo de 5,6 mil contratações, ocupando o 10º lugar no ranking estadual e liderando a Baixada Santista. O desempenho coloca Santos à frente de cidades maiores e mais populosas, como Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Caetano do Sul.

Setor de serviços impulsiona empregos

O principal motor do crescimento foi o setor de serviços, responsável por 4.642 novas vagas. Em seguida, aparecem os setores portuário (1.257), construção civil (570), indústria (179), comércio (160) e agropecuária (55). Os números refletem a diversificação da economia santista e o fortalecimento das atividades ligadas ao Porto de Santos, à infraestrutura urbana e ao atendimento ao público, que seguem como pilares do mercado de trabalho local.

A boa fase do mercado de trabalho santista se repetiu em agosto, quando o Município criou 746 novas vagas formais, mantendo a 10ª colocação estadual. No mesmo mês, o Estado de São Paulo contabilizou 45 mil novos empregos com carteira assinada, resultado de 706 mil admissões e 661 mil desligamentos, elevando o estoque de empregos formais para 14,8 milhões.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.