Conferência de Habitação debate futuro da moradia de Santos

A política habitacional de Santos foi o centro dos debates no sábado (18) durante a 14ª Conferência Municipal de Habitação. Realizado no auditório da Universidade Católica de Santos (UniSantos), o evento reuniu diversos setores da sociedade para discutir os caminhos e desafios da moradia na Cidade, sob o tema ‘Moradia, direito de todos’.
Organizada pela Cohab-Santista e pelo Conselho Municipal de Habitação (CMH), a conferência buscou alinhar as diretrizes municipais com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 da ONU – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Um dos destaques desta edição foi a participação da Caixa Econômica Federal, que apresentou temas relacionados à política habitacional brasileira, incluindo o Programa Minha Casa, Minha Vida.
Maurício Prado, presidente da Cohab-Santista, ressaltou a importância da colaboração entre os governos Federal e Estadual para avançar na regularização fundiária e na construção de novas unidades. “Temos 1.070 apartamentos em construção na Cidade e mantemos a meta de seguir firmes com novas entregas”, afirmou.
O presidente do CMH, Marcelo Ignácio, destacou a relevância da parceria e do diálogo constante com os movimentos de moradia. A programação da COMH incluiu grupos de trabalho e plenárias, onde 15 propostas foram construídas em pré-conferências e 10 delas foram aprovadas. Essas diretrizes serão sistematizadas e deverão influenciar as futuras ações e investimentos da Prefeitura de Santos na área habitacional.
Foto: Henrique Teixeira/Prefeitura de Santos