Mutirão contra a dengue elimina 35 focos do Aedes aegypti no São Manoel

O 33º Mutirão de Combate à Dengue de 2025 percorreu o bairro São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, nesta quarta-feira (3). A ação mobilizou 50 agentes de combate a endemias e 25 funcionários da Terracom, que eliminaram 35 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti em 920 imóveis vistoriados.

Entre os criadouros encontrados estavam sucatas, lonas, baldes, pneus, vasos sanitários, vasos de planta, ralos externos e entulhos de construção. A entrada dos agentes foi recusada em 17 imóveis.

Prevenção semanal

O ciclo de vida do Aedes aegypti dura cerca de sete dias, por isso a recomendação é que moradores façam vistorias semanais em casas e locais de trabalho para eliminar recipientes que possam acumular água.

“Os índices de infestação em Santos estão baixos, com redução de casos e menor captura nas armadilhas. Isso ocorre principalmente pelo clima de inverno, que desfavorece a reprodução do mosquito. Mas é fundamental manter a prevenção, já que a chegada da primavera pode favorecer a eclosão dos ovos em contato com água parada”, alerta Ana Paula Favoreto, chefe de atividades técnicas do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV).

Balanço em 2025

Desde janeiro, os mutirões já eliminaram 1.657 focos do mosquito em Santos. No mesmo período, foram registradas 2.240 recusas de entrada dos agentes.

A Cidade contabiliza em 2025:

  • 4.334 casos de dengue, com quatro óbitos;

  • 354 casos de chikungunya.

Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.